Ano letivo de 2019 no Tocantins começa em 21 de janeiro e termina em 19 de dezembro

Conforme o calendário, as aulas se iniciarão no dia 21 de janeiro e serão encerradas em 19 de dezembro. No total serão 204 dias letivos

No total serão 204 dias letivos para os estudantes
Descrição: No total serão 204 dias letivos para os estudantes Crédito: Elias Oliveira/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) divulgou nesta quinta-feira, 22, o Calendário Escolar Oficial do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins para o ano letivo de 2019. A apresentação foi realizada durante coletiva de imprensa, na sede da Pasta. Conforme o calendário, as aulas se iniciarão no dia 21 de janeiro e serão encerradas em 19 de dezembro. No total serão 204 dias letivos.

 

Antes das aulas começarem, a equipe pedagógica e os professores participarão do planejamento no período de 17 a 18 de janeiro. Na segunda semana de aula, o Calendário reserva os dias 28 e 29 para ser realizada a avaliação diagnóstica em todas as unidades de ensino.

 

Dentre as novidades apresentadas para 2019, o Calendário escolar prevê três sábados letivos, sendo todos eles contemplados como o Dia da Família na Escola. No mês de dezembro, foi instituída ainda a Semana da Integração Esportiva de Aprendizagem.

 

Conforme destacou a secretária Adriana Aguiar, além de atender à rede estadual de ensino, o Calendário serve como base para as redes municipais e particulares, que podem fazer adesão ao modelo. “Até por isso, o documento vem nomeado como Calendário Escolar do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, não da rede estadual”, frisou.

 

Outra novidade é que o Calendário vem acompanhado de uma Instrução Normativa que, conforme Adriana Aguiar, o confere força de lei, além de facilitar sua aplicação nas escolas.

 

Dia da Família na Escola

 

A instituição do Dia da Família na escola visa atender à necessidade de integração entre a comunidade escolar, sendo uma estratégia para reforçar a importância da presença da família na escola, onde será discutido o rendimento escolar do estudante e a própria administração escolar. “Esse encontro com os pais na escola pode colaborar com os múltiplos aspectos escolares, inclusive o disciplinar, sendo uma valiosa ferramenta para o professor se aproximar do aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, tornando a aprendizagem concreta”, explicou Adriana.

Comentários (0)