Envolver a comunidade em busca do fortalecimento de uma rede comunitária de segurança é uma das principais intenções do governo com a realização da terceira edição do programa Mulher mais consciente. O evento será realizado pelo Departamento de Polícia Comunitária neste sábado, 27, a partir das 14h30 na Escola de Tempo Integral do Setor Santa Bárbara, em Palmas.
De acordo com o Coronel Gadelha, diretor do Departamento de Polícia Comunitária da Secretaria de segurança Pública (SSP), o evento tem como objetivo discutir com a comunidade todas as formas de combate à violência doméstica. “Não é apenas a violência contra a mulher, é a violência dentro do núcleo familiar, seja ela contra os idosos, crianças, adolescentes e contra o próprio marido”, explicou.
A programação, que contará com palestras de diversos temas relacionados à segurança e ao protagonista comunitário, terá como destaque o lançamento do Projeto Apito pela Paz. A intenção da organização é que cerca de 500 mulheres participem da mobilização.
Como funciona o projeto
O projeto, que será implantado de forma piloto no setor Santa Barbara, constitui em uma estratégia de fortalecimento das redes comunitárias de segurança com o objetivo de alertar as famílias do setor para a incidência da violência doméstica na região através de apitos. “O apito será utilizado em situações de crise para chamar a atenção de outros moradores na intenção de evitar a eclosão de um ato delituoso”, ressaltou o diretor, destacando ainda que os moradores irão receber uma cartilha orientando sobre o uso correto do objeto sonoro.
Coronel Gadelha também explicou que após a sinalização dos moradores a polícia deve ser acionada, contudo, não serão realizadas apenas ações de polícia e sim ações de Estado. “Nossa equipe tem o objetivo de fortalecer as famílias, com isso desenvolvemos um trabalho com assistentes sociais, bombeiros e representantes de órgãos como Sine e Secretaria da Juventude”, frisou.
A família interessada em participar do projeto deve realizar seu cadastro durante a programação do programa Mulher mais consciente, neste sábado. Na ocasião, além das palestras também acontecerá sorteio de brindes para os participantes. A programação será finalizada com uma caminhada pelas ruas do Setor, até a Base Comunitária de segurança local.
Conselhos
O diretor de Polícia Comunitária explica que a parceria entre as policias e a comunidade é considerada um dos melhores modelos de sistemas de segurança existentes. Segundo ele, o governo Federal tem incentivado essa aproximação. “Um exemplo de sucesso são as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que foram implantadas e atuam junto com as comunidades”, ressaltou.
Para facilitar os trabalhos dentro das comunidades, o coronel explica que o governo está incentivando a criação e o fortalecimento dos conselhos comunitários. “O fortalecimento do protagonismo social é o principal objetivo, através desses conselhos seremos capazes de trabalhar em parceria com a comunidade com a intenção de tratar as ações voltadas para a segurança da família”, disse ele.
Atualmente no Tocantins existem nove conselhos de segurança em atuação. O departamento de Polícia Comunitária, em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar, está incentivando a criação de mais uma unidade no setor Santa Barbara.
Comentários (0)