Aplicativo Brigada 199, da Defesa Civil, auxiliará equipes no combate ao fogo

Apesar de estar disponível de maneira gratuita no serviço de compartilhamento Google Play, o aplicativo é restrito ao uso das equipes de brigadas de incêndio do Tocantins

Aplicativo auxiliará no combate às queimadas
Descrição: Aplicativo auxiliará no combate às queimadas Crédito: Foto:Luciano Ribeiro

Informações em tempo real, imagens aéreas e coordenadas geográficas garantem celeridade na eliminação das queimadas no Tocantins e foi pensando nisso que a Defesa Civil Estadual implementou o aplicativo “Brigada 199”, para smartphones e tablets. A ferramenta visa fortalecer as ações de combate aos incêndios florestais nos municípios tocantinenses.

 

Segundo o analista de sistemas do Corpo de Bombeiros do Tocantins, sargento João Paulo Souza Paiva, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, foram gastos oito meses de programação desenvolver o aplicativo. Ainda segundo o analista, apesar de estar disponível de maneira gratuita no serviço de compartilhamento Google Play, na plataforma Android, o aplicativo é restrito ao uso das equipes de brigadas de incêndio do Tocantins. “O aplicativo serve para auxiliar o brigadista no registro dos focos de calor e fortalece o banco de dados do Corpo de Bombeiros para que possamos elaborar relatórios mais consistentes sobre o combate ao fogo no Estado”, afirmou.

 

Dentre as ações implementadas pelo aplicativo, estão a possibilidade do envio de imagens fotográficas e coordenadas geográficas para a base de dados do Corpo de Bombeiros. De acordo com os desenvolvedores da ferramenta, mesmo que a área registrada não esteja dentro da cobertura de internet, no momento em que o smartphone ou tablet identificar uma rede, ele automaticamente envia as informações para o banco de dados do Corpo de Bombeiros.

 

“Sabemos que o problema do fogo ainda está ligado a uma questão cultural. Entretanto, acreditamos que com ações de educação ambiental, orientação e combate ao fogo, estaremos mudando esta realidade em nosso Estado”, garantiu o superintendente estadual da Defesa Civil, tenente coronel Bombeiro Peterson Ornelas.

 

(Com informações da Ascom/Defesa Civil)

Comentários (0)