Após o apagão que atingiu o Tocantins na manhã desta terça-feira (15) e vários outros estados brasileiros a energia volta gradativamente. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste. Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste às 8h31. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Nota Energisa
A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do Brasil. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS.
Desde o início da ocorrência, por volta das 08h31, quando o estado foi afetado, técnicos da Energisa Tocantins atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema. A empresa também entrou em contato para alertar e dar suporte à hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no estado.
A causa ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantis já começou a ser restabelecido de forma gradativa.
Nota BRK
A BRK, diante da interrupção nacional no fornecimento de energia elétrica, expressa sua preocupação com a possibilidade de oscilações no abastecimento de água em algumas localidades atendidas pela concessionária no Tocantins e Pará que foram afetadas pelo apagão, e pede à colaboração da sociedade para que adotem medidas de economia de água. A falta de energia pode afetar diretamente o processo de captação, tratamento e distribuição de água, podendo resultar em variações temporárias no abastecimento.
Equipes da companhia estão mobilizadas para garantir o abastecimento em prédios que prestam serviços essenciais à sociedade como escolas, hospitais e postos de saúde, entre outros.
A empresa reforça que está acompanhando o retorno do fornecimento de energia em todos os municípios e orienta que os moradores que possuem caixa d’água mantenham o consumo ao mínimo necessário para ajudar na recuperação. Em casos de dúvidas ligue para 0800 6440 195 ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99988-0001.
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