O governador Wanderlei Barbosa participou na manhã desta quinta-feira, 24, do Dia D pela Primeira Infância no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO). O órgão age como moderador dos poderes Executivo e Legislativo no projeto, e não apenas como fiscalizador, para que, de forma democrática, ambos possam concentrar forças para a Primeira Infância.
Esse é o primeiro compromisso oficial do governador após uma cirurgia no joelho. Wanderlei está em recuperação, mas fez questão de participar deste evento, que destacou ser um projeto de extrema importância para a sociedade. “Nós queremos ser parceiros desse projeto que irá cuidar das crianças, desde a gestação até os cuidados para frente, temos que motivar as autoridades sobre a importância das creches. Temos aqui cento e trinta prefeitos, a causa é justa, a base dessas crianças carece de projetos desses governos”, disse o governador.
Essas ações lideradas pelo TCE/TO já mostram resultados positivos na prática, como o projeto do Governo do Estado incorporado ao PPA para a construção do Hospital Materno Infantil, em Araguatins, do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina, em Palmas, e a ampliação do Hospital de Augustinópolis para atender gestantes e crianças.
Chefes do Poder Executivo Municipal e Estadual participaram pessoalmente e entregaram os Projetos de Leis Orçamentárias ao Poder Legislativo. O evento contou ainda com a presença de representantes do Governo Federal, órgãos públicos e especialistas no assunto.
Vários municípios também já iniciaram trabalhos voltados exclusivamente para crianças de 0 a 6 anos. O objetivo do TCE é que o Tocantins seja o primeiro Estado da federação 100% Primeira Infância.
Comentários (0)