Após crítica de professora, Seduc alega logística e traz Profe do Jalapão para Palmas

Em nota encaminhada ao T1 Notícias, a Seduc não menciona as críticas da professora, mas explica que o evento foi transferido para Palmas e que não será mais de forma imersiva

Crédito: Reprodução Instagram

Nesta semana, a professora Bruna Cardoso postou na rede social Colinas Notícias no Instagram fortes críticas sobre a realização do evento Programa de Fortalecimento da Educação, o Profe Líderes - Gestão, em uma pousada '"luxuosa" no em Ponte Alta do Tocantins, na região do Jalapão em detrimento à sobrecarga enfrentada pelos professores no dia a dia em sala de aula. No vídeo de 37 segundos, ela questionou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pela realização do evento em uma pousada "luxuosa", localizada em Ponte Alta do Tocantins, na região do Jalapão, às vésperas do Carnaval (entre os dias 23 e 25) . Bruna denominou o evento de "viagem de pré-carnaval disfarçadao de formação contínua" e falou das desigualdades e da disparidade entre os professores e os “convidados" (superintendentes e diretores) para o evento.

 

O Portal T1 Notícias solicitou da Seduc um posicionamento sobre o caso. Sem mencionar a professora Bruna Cardoso e nem fazer alusão às críticas destiladas por ela, a Seduc informou em nota que, por questões de logística, o evento Profe Líderes – Gestão foi transferido para Palmas e que o formato do treinado foi adaptado e não mais será realizado de forma imersiva. Também acrescentou que a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), organizadora da formação, irá readequar o formato do evento.

 

Na nota, a Seduc explica que a formação de gestores da educação estadual faz parte da ação Profe Líderes, prevista no calendário de capacitações da Seduc e que, neste ano, o programa já contemplou formação para secretários municipais de educação e que seguirá com eventos presenciais para as Superintendências Regionais de Educação e professores em suas respectivas regionais. A Seduc ainda reiterou seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação e afirmou que isso passa, "essencialmente", pela qualificação de seu quadro diretivo, o que inclui superintendentes, diretores e gerentes. 

 

Confira aqui as críticas de Bruna Cardoso

 

Confira abaixo a nota da Seduc

Data: 21 de fevereiro de 2024

Assunto: Formação para servidores da Seduc

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, por questões logísticas, o evento PROFE Líderes – Gestão, foi transferido para Palmas e o formato do treinamento adaptado, não sendo mais realizado de forma imersiva. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), organizadora da formação, irá readequar o formato do evento.

 

A formação de gestores da educação estadual faz parte da ação PROFE Líderes, prevista no calendário de capacitações da Seduc. Neste ano, o programa já contemplou formação para secretários municipais de educação e seguirá com eventos presenciais para as Superintendências Regionais de Educação e professores em suas respectivas regionais.  

 

A Seduc reitera seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação, o que passa, essencialmente, pela qualificação de seu quadro diretivo, incluindo superintendentes, diretores e gerentes.

 

Comentários (0)