Após denúncia de crime ambiental, Governo do Tocantins sobrevoa área da Serras Gerais

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e o presidente do Naturatins, Renato Jayme, sobrevoam a região em helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer)

Crédito: Divulgação

O Governo do Tocantins realiza neste sábado, 03, uma ação de resposta rápida a uma denúncia de crime ambiental em uma área nas Serras Gerais, região Sudeste do estado. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, e o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, sobrevoam a região no helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e realizam visita in loco para verificar a gravidade da situação.

 

De acordo com o secretário Marcello Lelis, “o objetivo é observar presencialmente o ocorrido para verificar a dimensão do problema e traçar uma estratégia de combate imediata”.

 

Além disso, segundo o secretário, é preciso constatar se o problema ocorre em território do Tocantins ou da Bahia, já que a região é situada em área limítrofe entre os dois estados, para então definir as estratégias de ação.

 

O caso

Denúncia publicada na imprensa traz imagens aéreas registradas pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Lavandeira que mostram crateras em pontos das Serras Gerais contendo resíduos descartados inadequadamente como embalagens de agrotóxicos e pneus. Além disso, há suspeita de que o material possa contaminar nascentes da bacia do Rio Palma localizadas em áreas próximas.

Comentários (0)