Após mortes de macacos, guardas ambientais fazem buscas na mata ao redor do Cesamar

No Tocantins, 63,97% da população já recebeu a vacina contra a febre amarela e não precisa de outra dose

Mata do Parque Cesamar é vistoriada
Descrição: Mata do Parque Cesamar é vistoriada Crédito: Carlos Roberto

Buscas estão sendo realizadas por guardas ambientais na mata ao redor do Parque Cesamar, em Palmas, após dois macacos terem sido encontrados mortos em menos de uma semana. Os guardas buscam sinais de outros animais que possam estar mortos ou doentes na região. As mortes podem indicar a circulação do vírus da febre amarela e atualmente, a Secretaria de Estado da Saúde investiga 13 mortes de macacos no Tocantins.

 

Conforme a prefeitura de Palmas, apesar dos recentes casos de mortes por febre amarela em estados como Minas Gerais e São Paulo, em Palmas, a Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Cemuv/Semus) reiterou que não há motivos para pânico e nem correria aos Centros de Saúde da Comunidade, uma vez que o Tocantins sempre fez parte da área com recomendação de vacinação, o que significa que a população já é imunizada.

 

Mesmo assim, para atender aquelas pessoas ainda não imunizadas, a Cemuv informa que em virtude da grande procura, todos os dias haverá oferta de vacinas nos centros de saúde. “Como é uma vacina de rotina, cada centro tem seu dia estabelecido para administrar essas doses, uma vez que cada frasco equivale a 10 doses que devem ser administradas no mesmo dia para não termos perda de vacina. Mas como a procura tem sido grande nos últimos dias, estamos orientando os vacinadores a abrir os frascos todos os dias enquanto a população estiver com essa demanda pela vacina”, explica a enfermeira da Cemuv, Juliana Araújo. A servidora ressalta que não há necessidade de correria e que todas as salas de vacinas estão abastecidas.

 

A vacina contra febre amarela pode ser tomada por pessoas entre nove meses e 59 anos. Acima de 59 anos é necessário avaliação médica. No Tocantins, 63,97% da população já recebeu a vacina e não precisa de outra dose.

Comentários (0)