Após pedido de Carlesse, Bolsonaro envia forças armadas no combate à incêndios

Presidente da república, Jair Bolsonaro, determina envio das Forças Armadas ao Tocantins para combate às queimadas após pedido do governador Mauro Carlesse

Presidente Bolsonaro e Governador Carlesse
Descrição: Presidente Bolsonaro e Governador Carlesse Crédito: Esequias/Governo do Estado do Tocantins

Em resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 20, o presidente da República, Jair Bolsonaro, determinou o envio das Forças Armadas ao Tocantins para combater, prevenir e fiscalizar as queimadas, focos e incêndios florestais no Estado. O pedido de auxílio para combate a incêndios no Tocantins foi realizado pelo governador Mauro Carlesse através de ofício no dia 10 deste mês.

Na data da solicitação feita ao presidente, Mauro Carlesse ressaltava sobre a vulnerabilidades da vegetação devido às combinações climáticas de alta temperatura, principalmente neste período do ano. “A falta de chuvas e com este forte calor acabam favorecendo o surgimento de incêndios florestais comprometendo a biodiversidade da região em razão da destruição de quilômetros de flora e a morte de milhares de espécies da fauna amazônica” disse à época. 

 

“Agradeço ao presidente Bolsonaro pelo apoio que está dando ao Estado do Tocantins neste momento em que as queimadas se multiplicam, prejudicando não apenas o meio ambiente, mas também a saúde da população, principalmente daqueles que sofrem problemas respiratórios, além de crianças e idosos. Estamos em plena pandemia e os efeitos das queimadas podem agravar a situação do nosso sistema de saúde”, afirmou Carlesse após solicitação ter sido atendida pelo presidente.

 

Segundo o governo do Estado, 4.049 focos de incêndio já haviam sido registrados em 2020. A aplicação das forças armadas já estava autozidada em outros estados, como Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Comentários (0)