Atendendo a um pedido do governador Siqueira Campos, o Tocantins foi incluído no horário de verão que tem início no dia 21 de outubro e vai até do dia 27 de fevereiro. O horário de verão começa a meia noite do dia 21, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora.
De acordo com ofício encaminhado pelo governador Siqueira Campos ao Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o pedido tem como finalidade tornar mais cômoda a vida dos cidadãos do Tocantins, através da harmonização do funcionamento do sistema bancário e das tabelas de voos originários do Aeroporto de Palmas ou a este destinados.
O horário ou hora de verão tem como meta a economia de energia elétrica proveniente da redução da demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, das 18h às 21h, o que significa desafogar o horário de maior consumo, puxando-o para trás para haver o aproveitamento da luz natural do dia.
Economia
Em ofício, o governador Siqueira Campos reconhece que a medida representa números “modestos” para a economia de energia do Tocantins. Mas “contribuirá para a colimada economia de energia elétrica proveniente da diminuição nos custos da operação do sistema gerador”, justificou o governador.
Os efeitos dessa medida estão na diminuição dos custos da operação do sistema gerador nacional, ocasionando uma economia média de 4% a 5% no consumo.
O Portal T1 Notícias aguarda da Celtins, informações acerca do percentual de energia economizada com o horário de verão no Estado.
Origem
O horário de verão ou DST (Daylight Saving Time) teve início nos Estados Unidos em 1784, por iniciativa de Benjamin Franklin. No Brasil, o horário foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. Em 1985, depois de 18 anos sem sua instituição, a prática de adiantar os relógios em uma hora foi novamente adotada em razão da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas.
Com informações da Secom
Comentários (0)