Após surto de superbactéria e interdição, Sesau reabre 4 leitos de UTI no HGP

De acordo com a Sesau, o Hospital passa por campanha de conscientização para higienização e por limpeza terminal.

Quatro leitos da UTI foram reabertos
Descrição: Quatro leitos da UTI foram reabertos Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A Secretaria da Saúde (Sesau) informou na manhã desta sexta-feira, 10, que quatro leitos de UTI do Hospital Geral de Palmas (HGP) foram reabertos nesta quinta-feira, 9. Apesar de a Secretaria ter afirmado que sete leitos estavam isolados por conta do surto de superbactéria, profissionais da saúde de trabalham no HGP disseram que todos os leitos de UTI do Hospital estavam interditados e que, por isso, os novos pacientes que necessitavam de leitos na UTI estavam sendo levados para a Sala Vermelha, que de acordo com os funcionários já estava funcionando em estado de superlotação.

 

- Leitos de UTI do HGP são interditados por causa de surto de superbactéria

- Relatório do CRM aponta surto de superbactéria no HGP e seis mortes em um dia

 

A Sesau confirmou a existência da superbactéria e disse que os quatro leitos foram liberados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HGP, que reavaliou as condições do setor e do serviço.

 

Segundo a Secretaria, a UTI do HGP tem passado por uma limpeza terminal, para o controle de infecções. A Sesau informou ainda que há 16 pacientes internados na UTI, que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGP está investigando os casos de colonização por organismos multirresistentes. De acordo com a pasta, o Estado oferece 134 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de manter outros 29 leitos de retaguarda no serviço privado.

 

Higienização

Depois da constatação de que apenas 21% dos profissionais da saúde do Hospital lavam as mãos depois de manusear pacientes, a Sesau informou que o HGP está adotando providências quanto aos protocolos assistenciais, de prevenção e controle de infecção hospitalar. Como parte de uma campanha de conscientização desenvolvida pela direção do hospital, com cartazes com o lema: “O Controle da infecção está em suas mãos”. Materiais de limpeza também foram trocados e desinfetantes estão sendo utilizados para higienizar, inclusive, os corrimões de apoio espalhados pelos corredores do HGP. Um dos produtos usados, o Oxivir Five, é eficaz contra vírus, bactérias e fungos. 

 

 

Comentários (0)