A partir de sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios. Conforme os Correios, a ação amplia significativamente a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em regiões onde o instituto não possui unidades próprias.
O atendimento será realizado nas mais de 4.730 agências próprias habilitadas em todo o país, das quais 77 estão localizadas em municipios do Tocantins. ara os Correios, a ação permite à estatal assumir o papel de facilitadores do acesso a esse tipo de serviço, promover inclusão social e garantir atendimento humanizado e seguro.
Atendimento gratuito e acessível Nas agências habilitadas, os beneficiários poderão: .Consultar se há descontos associados em seus benefícios; .Contestar descontos não autorizados; .Confirmar a autorização de algum desconto; .Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias); .Analisar e contestar a documentação enviada por associações; .Receber orientações impressas com protocolo de atendimento.
Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
Capilaridade e inclusão social Com presença em todos os municípios brasileiros, os Correios colocam à disposição dos beneficiários uma infraestrutura pública já instalada, preparada para oferecer suporte presencial, especialmente a idosos e pessoas com dificuldades em acessar plataformas digitais.
“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade e expertise únicas, são uma empresa pública a serviço da população, com disposição e capacidade para oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema”.
Atendimento seguro e com proteção de dados A parceria prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Locais sem agência habilitada Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço. A lista completa das unidades habilitadas está disponível no site dos Correios e abaixo a lista exclusiva do Tocantins: |
|
Aposentados poderão consultar e contestar descontos indevidos nos Correios
Parceria com o INSS leva serviço presencial a mais de 4.700 agências em todo o país; 77 delas estão no Tocantins; confira a lista

Crédito: Montagem
Comentários (0)