Aprovados questionam mudanças e secretário explica: nomeações estão mantidas

Aprovados do Socioeducativo reclamam que nomeação será fracionada e de retificação em instrução normativa. Estado diz que segue processo e secretário explica que nomeações sairão, conforme anunciadas

Aprovados em concurso aguardam nomeação
Descrição: Aprovados em concurso aguardam nomeação Crédito: Foto: Miller Freitas

Os candidatos do concurso da Defesa Social, que teve início em 2014, com provimento ao sistema socioeducativo, estão questionando um suposto desalinhamento entre o discurso do governador Marcelo Miranda, onde teria afirmado no dia 29 de junho, que autorizava a nomeação de 409 pessoas ao cargo e uma declaração feita pelo secretário chefe da Casa Civil, Télio Leão, em reunião com os representantes dos aprovados.

 

De acordo com os candidatos, após Miranda autorizar a nomeação dos aprovados, Télio Leão informou que, ao contrario do que foi anunciado publicamente, a nomeação será fracionada e a instrução normativa de nomeação será retificada.

 

Na reunião realizada no último dia 6 de julho, Leão disse aos aprovados que a previsão para posse seria de dia 28 de agosto a 11 de setembro. Segundo os aprovados que participaram do encontro, o secretário afirmou que Miranda “agiu na emoção” ao anunciar 100% a nomeação e posse dos candidatos aprovados. “O secretário afirmou que o governador às vezes age com emoção. E ele como gestor (Télio) faz missa com corpo presente”, afirmaram os aprovados presentes na reunião.

 

Retificação

Outra informação que deixou os candidatos ainda mais frustrados, foi sobre a retificação da Instrução Normativa publicada no 3/07 no Diário Oficial Nº 4.901 com a distribuição das vagas por unidade com 100% dos aprovados.

 

“O secretário está contrariando a fala do governador, além do fracionamento a posse está prevista para final de agosto ou setembro. São 409 pais de famílias. Já estamos desgastados”, destacou o representante dos aprovados, Marcos Antônio da Silva Júnior.  

 

Governo diz que nomeações serão publicadas no DOE

 

Sem entrar no mérito da fala do governador e do secretário, o Governo do Estado, por meio da assessoria de comunicação, enviou uma nota ao T1 Notícias informando que “os processos de nomeação e posse dos aprovados no concurso, seguem o procedimento administrativo legal e encontram-se em andamento para publicação no Diário Oficial”. 

 

 

Secretário explica

 

Em contato com o T1 Notícias nesta tarde, por telefone, o secretário Télio Leão Ayres informou que recebeu uma comissão de cerca de 15 aprovados, acompanhados pela deputada Josi Nunes e informou a eles que essa normativa será retificada, em razão de algumas incongruências. “Ela só passou pela Casa Civil para publicação, não foi feita uma análise técnica dela”, disse Leão.

 

O secretário explicou ainda, que estará levando as informações ao governador na próxima segunda-feira, 17, mas ressaltou que “em momento nenhum falei que o governador agiu sob emoção. As nomeações serão feitas conforme foram anunciadas”, ponderou. Teles Leão estima até na próxima quarta-feira, 20, comecem a ser feitas as chamadas.  

 

Comentários (0)