Em reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), André Luiz de Matos, a Associação dos Auditores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (AudTCETO) agradeceu os cumprimentos do TCE-TO em comemoração ao Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, em 27 de abril, e apresentou requerimentos para fortalecimento do controle externo.
Segundo o presidente da AudTCE-TO, Helmar Tavares Mascarenhas Junior, o fortalecimento do controle externo passa pela convocação de mais Auditores aprovados no concurso público vigente, além de ser importante o Tribunal ter em seus quadros pessoal com qualificação em nível de mestrado e doutorado. Mascarenhas Junior requereu ainda ao Conselheiro Presidente uma maior fiscalização sobre as atividades do Instituto de Gestão Previdenciária dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Igeprev).
Sobre os cumprimentos do Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, o presidente da AudTCETO falou da importância de reconhecer o trabalho desses profissionais. “Nós nos sentimos muito honrados com a homenagem prestada pelo Tribunal, lembrando a data nas redes sociais e, especialmente, agradecemos ao presidente, conselheiro André Luiz pela homenagem prestada durante a Sessão, porque isso demonstra respeito e consideração pela nosso trabalho”, frisou Helmar.
O conselheiro André Luiz de Matos voltou a cumprimentar as auditoras e auditores do TCE/TO. Durante a Sessão Plenária, ocorrida na data comemorativa (27 de abril), ele fez menção à celebração. “Em nome do Tribunal, como instituição, o nosso reconhecimento pela importância que têm os Auditores que aqui atuam”, disse o presidente.
É importante mencionar que o dia do Auditor de Controle Externo foi criado pela Lei nº 3.955/2022, de autoria do deputado Estadual Junior Geo, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador Wanderley Barbosa.
De acordo com a Lei, fica instituído o Dia do Auditor de Controle Externo no Estado do Tocantins, a ser celebrado anualmente em 27 de abril, bem como narra o parágrafo único, para fins do disposto nesta Lei, é considerado Auditor de Controle Externo o ocupante de cargo efetivo, de nível superior, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, responsável pelas atividades privativas do planejamento, coordenação e execução de auditorias, inspeções, instruções processuais e demais procedimentos de fiscalização de competência do Tribunal de Contas, recebendo o mesmo tratamento protocolar, no exercício da função, dispensado aos Conselheiros, Procuradores de Contas e Advogados.
Comentários (0)