Atleta coloca Tocantins na história do Ironman ao finalizar mundial no Havaí

Em Kona, no Havaí, o tocantinense Vander Praxedes completou todo o percurso com o tempo de 11:43:55 e chegou em 56ª lugar entre os 78 brasileiros amadores na prova

Atleta cruza linha de com camisa que remete aos Bombeiros e ao Tocantins
Descrição: Atleta cruza linha de com camisa que remete aos Bombeiros e ao Tocantins Crédito: Mariana Ferraz/divulgação

O triatleta radicado em Palmas Vander Praxedes se tornou o primeiro tocantinense a finalizar o mundial de Ironman do Havaí, em Kona, no sábado, 14, e realizou um sonho alcançável para poucos, o de completar a prova disputada considerada o Olimpo dos triatletas.  

 

Ao finalizar a prova com o tempo oficial de 11:43:55, Praxedes chegou na 56ª posição entre os 78 brasileiros amadores que disputaram a prova.  Ao cruzar a linha de chegada, o atleta usava com uma viseira de sua equipe de treinamento e vestia uma camiseta personalizada com as cores do Corpo de Bombeiros do Tocantins, adornada com as logomarcas oficiais do estado.

 

Para conquistar o feito histórico, Vander fechou os 3,8 km de natação em 01:04:22 e mais 2min56 na transição para o ciclismo, que completou em 05:09:22 os 180 km numa bicicleta cedida pela marca Diammondblack.  Depois fez a transição para a corrida em 8min31s e fechou os 42 km, correspondente a uma maratona, com o tempo de 05:18:45.

 

O ironman foi conquistado pelo alemão Patrick Lange, com 08h01min, e quebra de recorde mundial. O canadense Lionel Sandres foi o segundo e o britânico Davig McNamme, o terceiro.

 

O melhor brasileiro amador foi Thiago Nascimento, com 09:19:06. Já entre os triatletas profissionais na prova, Thiago Vinhal cravou a melhor posição ao chegar em 13º com o tempo de 08:27:24.

Comentários (0)