Atleta de Araguanã é convocada para Seleção Brasileira nos Jogos Parapan Juvenis

Aline Jordânia, de 20 anos, iniciou no esporte nos Parajets e leva o Tocantins ao cenário internacional

Crédito: Dicom Seduc/Governo do Tocantins

A jovem atleta tocantinense Aline Jordânia de Carvalho Santos, de 20 anos, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que acontecem no Chile entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro. Natural de Araguanã, a estudante de Educação Física no 4º período começou a trilhar sua trajetória esportiva aos 13 anos, durante as aulas de Educação Física no Colégio Estadual Machado de Assis. Desde 2018, Aline se tornou destaque nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Estado, consolidando-se como uma das principais referências do paradesporto tocantinense.

 

Recordista

Com nove medalhas nas Paralimpíadas Escolares, o maior evento esportivo brasileiro para pessoas com deficiência em idade escolar, Aline trouxe para o Tocantins o ouro nas provas de atletismo em 2019, além de ter quebrado dois recordes no peso e na pelota. Em 2021, foi vice-campeã nas provas de peso, dardo e disco. Já em 2022, conquistou três medalhas no atletismo. Em sua última participação, em 2023, Aline encerrou sua trajetória nas competições escolares de forma marcante, ao migrar para o halterofilismo e garantir o vice-campeonato na categoria até 61 kg.

 

Ao relembrar sua caminhada desde a primeira participação nos Parajets até a convocação para uma competição internacional, Aline fala com emoção sobre como o esporte transformou sua vida e abriu novos horizontes.

 

“Em 2018, quando participei pela primeira vez dos Parajets, não fazia ideia de que isso iria mudar a minha vida para sempre. De lá para cá, foram muitas conquistas no atletismo e, depois, no halterofilismo, que conheci em 2023 e com o qual me identifiquei demais. O amor pelo esporte é tão grande que isso despertou em mim o desejo de fazer Educação Física, para um dia ser técnica também”.

 

O caminho de Aline até a Seleção Brasileira foi construído com disciplina e incentivo. Um dos principais apoiadores de sua trajetória foi o professor de Educação Física e treinador, Rafael Gabarrão, que acreditou no potencial da jovem desde os primeiros treinos no campo de futebol de Araguanã e às margens do Rio Araguaia. Para ele, a existência dos Parajets foi determinante não apenas para Aline, mas também para muitos outros atletas tocantinenses que sonham com o alto rendimento.

 

“Os Parajets mudaram a vida da Aline e de muitos outros atletas tocantinenses. É nesse espaço que eles têm a chance de mostrar seu talento, ganhar confiança e enxergar novas possibilidades para o futuro. Ver a Aline chegar ao Parapan é a prova de que investir em programas como esse transforma vidas e abre caminhos que antes pareciam impossíveis”, explicou o professor.

 

Experiência internacional

Com a convocação confirmada, o sentimento que acompanha a atleta é de ansiedade e orgulho. Às vésperas de estrear em sua primeira competição internacional, Aline fala sobre a responsabilidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira e o desejo de retribuir todo apoio que recebeu ao longo da jornada.

 

“Eu não imaginava chegar tão longe quando participei do meu primeiro Parajets. Cada competição foi um degrau que me trouxe até aqui. Estou muito ansiosa pela primeira competição internacional porque representar o Brasil é um sonho, mas também é uma responsabilidade enorme. Quero dar o meu melhor para retribuir todo o apoio que recebi da minha escola, da minha família, do meu treinador e do Clube ACS.”

 

O diretor de Lazer, Cultura e Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Tiago Evangelista, ressaltou o papel das unidades escolares como espaços de descoberta de talentos e de inclusão dos estudantes com deficiência. “Histórias como a da Aline mostram a força transformadora da educação e do esporte. A rede estadual tem orgulho de ter contribuído para essa trajetória. Ela leva o nome do Tocantins para o mundo e inspira outros estudantes a acreditarem em seus sonhos”, enfatizou.

 

Comentários (0)