Audiência sobre a Transbananal, proposta por Kátia Abreu, será dia 18 de outubro

Evento terá presença do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas e dos governadores Carlesse, do Tocantins, e Mauro Mendes, do Mato Grosso

Kátia e ministro Tarcísio alinham audiência.
Descrição: Kátia e ministro Tarcísio alinham audiência. Crédito: Divulgação

Está marcada para 18 de outubro, às 9 horas, em Gurupi, a audiência pública proposta pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO) para discutir a construção da Transbananal (rodovia TO-500), a travessia da Ilha do Bananal. A diligência tem presenças confirmadas do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e dos governadores Mauro Carlesse (Tocantins) e Mauro Mendes (Mato Grosso).

 

Ao lado do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a senadora também convida para a audiência as assembleias estaduais do Tocantins e do Mato Grosso e os demais prefeitos da região, além dos indígenas que vivem ali.

 

Os presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comparecerão à audiência, que ocorrerá no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.

 

Transbananal


A construção da rodovia, chamada de Transbananal, é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola do Tocantins e do centro do Brasil. O trecho tem 90 km e corta a Ilha do Bananal de Formoso do Araguaia (TO) a São Félix (MT).

 

“A construção da TO-500 tem sido discutida há anos e vai promover integração e desenvolvimento. Os produtores do Mato Grosso precisam levar seus grãos para a Ferrovia Norte-Sul enquanto os do Tocantins querem fornecer calcário para os mato-grossenses”, explicou a senadora. “É uma rodovia importante para o agronegócio, mas também para a mineração e o turismo”, completou a senadora. 

Comentários (0)