Áudio de suposto capitão falando sobre barragens é fake news, alerta Defesa Civil

A corporação não tem em seu quadro nenhum capitão por nome de Itamar Condussi, ou Conduci, e também desconhece que as barragens da região estejam com risco de ruptura.

Usina hidrelétrica de Tucuruí, no Rio Tocantins, no Pará
Descrição: Usina hidrelétrica de Tucuruí, no Rio Tocantins, no Pará Crédito: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, informa que é fake news a gravação em áudio onde um suposto capitão faz alerta sobre ruptura de barragens de usinas hidrelétricas no Tocantins. A corporação não tem em seu quadro nenhum capitão por nome de Itamar Condussi, ou Conduci, e também desconhece que as barragens da região estejam com risco de ruptura.

 

“Gente, vocês que moram abaixo da barragem de Peixe, no Tocantins, fiquem bem atentos. Se ela estourar, vai varrer várias cidades. Porto Nacional, Lajeado e Miracema. Vai ser uma destruição de muitas cidades que ficam às margens do Rio Tocantins, no Tocantins; no Maranhão, Estreito e Imperatriz e várias outras cidades. Façam orações para cessar as chuvas nas regiões acima da barragem do Peixe, porque está com 90% para estourar. É mil vezes pior que Brumadinho. Avise que é um alerta. O perigo está muito grande”, dizia o suposto 'capitão'. 

 

A Defesa Civil Estadual está em contato frequente com as empresas empreendedoras das usinas hidrelétricas, bem como acompanha de perto a situação de cada barragem instalada no estado, afirmando que a atual situação está dentro da normalidade.

 

A corporação pede que a população desconfie de mensagens sem uma fonte segura e não as compartilhe para outras pessoas, evitando assim o pânico e a histeria. Na dúvida, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 193 e 199 ou com as empresas gestoras das usinas hidrelétricas.


 

Comentários (0)