Autistas podem incluir informação no RG levando laudo no Instituto de Identificação

Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), o documento pode ser feito no Instituto de Identificação da Polícia Civil do Tocantins

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação/Ascom IGP

O Governo do Estado sancionou, em 2020, a lei que inclui no documento de identidade a informação sobre o Transtorno do Espectro Autista. Além dessa informação, a lei também inclui no documento o tipo sanguíneo, a disposição para doação de órgãos, alergias e Pessoa com Deficiência (PCD).

 

De acordo com o texto, a pessoa com Espectro Autista deve apresentar atestado diagnóstico firmado por médico especialista em neurologia ou psiquiatria para incluir a informação no RG. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO) ressaltou, em nota, que o documento pode ser feito no Instituto de Identificação da Polícia Civil do Tocantins.  

 

Em Palmas, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social ( Sedes) informou que não há no âmbito municipal uma "carteira de identificação" para pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

 

Projeto de Lei 

 

A ideia foi proposta em Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Issam Saado (PV) e aprovada, por unanimidade, na Assembleia Legislativa (Aleto), em maio de 2020, junto a outros projetos semelhantes que também incluem na identidade as informações de doador de órgão, tipo sanguíneo, alergia e pessoa com deficiência (PCD), propostas pelos deputados Ricardo Ayres e Glaydson Nato.

 

Confira a nota da SSP na íntegra: 

 

O Governo do Tocantins sancionou a lei que inclui no documento de identidade a informação sobre o Transtorno do Espectro Autista em 2020. Além da informação sobre autismo, a lei também inclui no documento o tipo sanguíneo; a disposição para doação de órgãos; alergias e Pessoa com Deficiência (PCD). De acordo com o texto, a pessoa com Espectro Autista deverá apresentar atestado diagnóstico firmado por médico especialista em neurologia ou psiquiatria para incluir a informação no RG. O documento pode ser feito no Instituto de Identificação da Polícia Civil do Tocantins.  

 

Confira a nota da Sedes na íntegra: 

 

Nota de resposta
Assunto: Carteira de identificação  para pessoa com Transtorno do Espectro Autista.


A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social ( Sedes), informa que não há no âmbito municipal uma "carteira de identificação" para pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Comentários (0)