Autoridades e amigos emitem pesar pelo falecimento da reitora Elizângela Cardoso

A reitora estava em tratamento contra um câncer no intestino e faleceu neste sábado, no Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo

Reitora tinha apenas 36 anos
Descrição: Reitora tinha apenas 36 anos Crédito: Divulgação

A morte da reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Elizângela Glória Cardoso, de 36 anos, que faleceu na manhã deste sábado, 24, no Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, é lamentada por autoridades e amigos em todo o Estado. A reitora estava em tratamento contra um câncer no intestino.

 

Na manhã de hoje a primeira-dama do Estado e deputada federal Dulce Miranda lamentou profundamente o falecimento da reitora e amiga. “Lamento profundamente o falecimento de minha amiga, irmã e leal companheira Elizângela Glória, reitora da Unitins, na manhã deste sábado, 24, em São Paulo. A minha admiração, amor e carinho pelo ser humano Elizângela são imensos. Estou com o coração enlutado e cheio de dor. Elizângela tem uma trajetória de amor, de trabalho e de opção pelos menos favorecidos. Sua brilhante atuação com os Conselhos Tutelares, na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, sua dedicação em tudo o que se prestava a fazer, lhe renderam bons frutos na vida. Ela tinha o carinho e admiração das comunidades nas quais atuava”.

 

Ainda conforme a deputada, “a reitora Elizângela deixa uma lacuna que dificilmente será preenchida no Tocantins. Com um vasto saber acadêmico e científico, ela não se mantinha presa no castelo do conhecimento, descia para o campo e se fosse necessário, executava até mesmo a tarefa mais simples, com humildade e carinho. Ela sempre manteve como uma máxima pessoal, o despojamento registrado em Eclesiastes 3:20, onde diz que do pó viemos e ao pó retornaremos. Não tratava as pessoas por seus cargos ou posses, mas pelo seu conteúdo humano. Seu exemplo de profissionalismo, humildade, afabilidade e paixão por fazer o bem, sempre, ficarão marcados na história do nosso Estado e da Unitins. Rogo ao nosso amado Pai, Deus de misericórdia, que acolha essa tua filha, mas acima de tudo, sua serva fiel e amada. Senhor, Pai, conforte os seus familiares e amigos, pois a dor dessa perda é insuportável”.

 

A vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lelis também lamentou o falecimento de Elizângela e destacou “profissionalismo e dedicação” da reitora. “Com muita tristeza e pesar recebi a notícia do falecimento da reitora da Fundação Universidade do Tocantins, Elizangela Cardoso, na manhã deste sábado. Elizângela era uma amiga e colega de trabalho no Governo do Tocantins, onde exerceu com muito profissionalismo e dedicação suas funções à frente da Unitins. Aos familiares da nossa querida Elizangela o meu profundo respeito e consideração nesse momento de dor e sofrimento. Que Deus conforte a toda a família e amigos. Nossa reitora deixará muitas saudades!”

 

A secretária do Trabalho e Assistência Social do Tocantins, Patrícia Rodrigues do Amaral, também emitiu nota de pesar pelo falecimento da reitora. “O Tocantins acordou triste neste sábado, 24 de junho, com a morte dessa assistente social por excelência e formação, a professora e reitora da UNITINS, Elizângela Glória Cardoso. Elizângela Cardoso foi um dos grandes nomes na defesa das políticas públicas de assistência social do nosso Estado, e sempre emprestava o seu conhecimento ao pensar em ações conjuntas entre Setas e Unitins na defesa de uma sociedade mais justa. O Estado perde uma entusiasta social e um ser humano de luz! E neste momento de extrema tristeza para todos nós, rogo a Deus o conforto necessário aos corações dos familiares de Elizângela e de todos aqueles que tinham nesta guerreira uma referência de pessoa ética, íntegra e sobretudo, um ser humano que deixava a sua luz por onde passava”.

 

Também em nota, o Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, na pessoa do presidente, Pedro José Ferreira, lamentou “profundamente o falecimento da Magnífica Reitora Elizângela Glória Cardoso, ocorrido neste sábado (24) em Barretos. Elizângela era membro titular deste conselho, onde contribuiu de forma grandiosa para traçar as políticas de atuação do Sebrae Tocantins. Para nós, a competência e a alegria de Elizângela serão sempre lembradas pelo grande legado deixado na educação do nosso Estado, participando direta e indiretamente do processo de reestruturação e fortalecimento da Unitins. Externamos aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica da Unitins o nosso pesar e rogamos a Deus o conforto de todos neste momento de tristeza e dor”.

 

O deputado estadual Paulo Mourão emitiu nota de pesar pela morte da reitora. “É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento da minha querida e adorável amiga, professora e reitora da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Elizângela Glória Cardoso, que nos deixou após a luta no tratamento contra um câncer de intestino, doença descoberta no ano passado, em Palmas. Sou testemunha do importante trabalho que a professora Elisângela realizou dentro da UNITINS. Tive a oportunidade de conviver e acompanhá-la de perto durante a luta pelo processo de mudança para que a universidade se tornasse pública e gratuita. O Tocantins perde hoje uma mulher aguerrida, ética, exemplar, defensora e entusiasta da educação, que deixará saudades e um grande vazio em nossos corações. Sentiremos muito a sua falta. Que Deus dê força e conforte os corações de todos, familiares e amigos, neste momento de dor, angústia e sofrimento. Descanse em paz minha querida, nos braços do pai”.

 

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Glória de Ivone), emitiu nota de gratidão a Elizângela. “Companheira Elizângela, em sua curta trajetória pela terra você realizou muitas transformações e barulho, sobretudo na forma de administrar o bem público com transparência e democracia, como empreendeu a frente da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e na forma como representou com nobreza as reais demandas dos tocantinenses. O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Glória de Ivone) reconhece e agradece, pois durante a sua gestão na Unitins institucionalizou as lutas dos movimentos sociais, especialmente a militância que luta para garantir os direitos da infância e adolescência tocantinense. Exemplo disso foi seu trabalho para fortalecer os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) e os Conselhos Tutelares, com a criação da Escola de Conselhos, reconhecida pela qualidade do ensino em todo o Brasil. Companheira, o Tocantins não será o mesmo e tampouco nós depois de termos convivido com você. Seu carinho para com nossa missão na defesa dos direitos de crianças e adolescentes será lembrado para sempre e será fonte de energia para continuarmos firmes na nossa luta. Neste momento de muita tristeza e de despedida física, queremos somente agradecer pela pessoa que foi e pela inspiração que continuará sendo no âmbito educacional, científico, de gestão pública e de amor para com as pessoas. Você esteve ao lado do Cedeca na construção desses 10 anos de história e seremos eternamente gratas/os. Como forma singela de homenageá-la, hoje, o Glória do nosso nome, é o seu Glória, Elizângela Glória Cardoso. Siga em paz, companheira”.

 

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Meire Carreira, também lamentou a morte da reitora. “Foi com muito pesar que recebemos o prematuro falecimento da reitora da Unitins, Elizângela Glória. Perdemos uma grande amiga e profissional, que se dedicou integralmente em proporcionar e garantir uma educação de excelência aos tocantinenses. Neste momento rogamos ao Pai que console com toda ternura os seus familiares e que a acolhida seja banhada de amor”.

 

A deputada federal Professora Dorinha também emitiu nota de pesar. “Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento da reitora da Unitins Elizângela Cardoso. Infelizmente, com apenas 36 anos, ela perdeu a luta que estava travando contra um câncer. Num momento em que a comunidade acadêmica tocantinense ainda está de luto pelo falecimento da reitora da UFT Isabel Auler, agora perdemos a professora Elizângela. Ela parte deixando lições de profissionalismo, ética e humanidade. Gostaria de expressar o meu apoio e pedir a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos nesta hora de dor. Que sejam derramadas luz e bênçãos a todos que estão sentindo essa perda para que atravessem esse momento tão difícil com serenidade. "Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade (Salmos 46:1)”.

 

O deputado estadual Nilton Franco também lamentou a morte da reitora. “O deputado estadual, Nilton Franco, manifesta profundo pesar pelo falecimento da reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Elizângela Glória Cardoso, 36 anos, que morreu nesta manhã (24/06) em São Paulo. A profissional reconhecida por sua competência técnica e excelente relacionamento fará muita falta a educação tocantinense. Aos seus familiares, amigos e colegas de trabalho o parlamentar expressa solidariedade neste momento de dor”.

 

O deputado estadual Wanderlei Barbosa também emitiu nota de pesar. “Manifesto meu profundo pesar e tristeza pelo falecimento da reitora da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Elizângela Glória Cardoso, 36 anos, que morreu nesta manhã de sábado em São Paulo. Reconhecida pela sua competência, Elizângela, muito jovem, já se tornava, por sua dedicação, um exemplo na educação tocantinense. Carismática, cultivou e cativou os corações por onde passou, uma batalhadora incansável, lutou sempre para ser cada vez melhor. Transmito aos familiares, amigos e admiradores nossa solidariedade neste momento de dor. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança!”.

 

O deputado federal Lázaro Botelho e a deputada estadual Valderez Castelo Branco lamentaram a morte da reitora. “Foi com pesar que recebemos na manhã deste sábado, 24 de junho, a notícia do falecimento da reitora da Universidade do Tocantins (Unitins) Elizangela Glória Cardoso, ocorrido aos 36 anos, em São Paulo. Neste momento de dor rogamos a Deus para que dê força a todos familiares e amigos, especialmente aos pais da nossa querida Elizângela, Sr. Lázaro e Sra. Ivoneth, para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição. Pois, como disse Jesus, ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente - João 11:25-26’”.

 

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim também emitiu nota. “Nós, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lamentamos profundamente o falecimento da professora Elizângela Glória Cardoso, magnífica reitora da Fundação Universidade do Tocantins. Assistente social por formação, Elizângela dedicou 8 anos à função de educadora na Unitins, de onde estava afastada para tratamento de saúde. Servidora efetiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Elizângela era especialista ainda em Gestão de Projetos Sociais, Pela Unitins, e em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Pesquisa. Na gestão da educação, o sentimento que fica com a perda da reitora é a saudade e a sensação de vazio deixada pela partida precoce de uma servidora competente e dedicada à educação pública superior do Tocantins”.

 

O subsecretário de Habitação, Jorge Mendes, também lamentou. “Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento prematuro da reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso. Sentimos pela perda desta amiga e profissional, aguerrida e comprometida que se dedicou pelo Tocantins e pelo aprimoramento de uma educação de excelência em nosso Estado. Queremos externar nossos sentimentos, rogando a Deus que abrace seus familiares e amigos e os consolem neste momento de dor e silêncio”.

 

O presidente da TerraPalmas, Aleandro Lacerda, também lamentou a morte de Elizângela. “Lamentamos profundamente o falecimento da reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso. Perdemos uma amiga e profissional de excelência que se dedicou pelo Tocantins e pelo aprimoramento da educação tocantinense. Neste dia de dor, nossos sentimentos aos familiares e amigos, pedimos o consolo sobrenatural do nosso Deus sobre cada coração, para que passem por este momento tão difícil com força e serenidade”.

 

Os presidentes do PMDB Metropolitano, Lasaro Quirino, e do PMDB Tocantins, Derval de Paiva, emitiram nota de pesar pela morte da reitora. “O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) do Tocantins, com pesar, da as suas condolências à família da Ex-Reitora Fundação Universidade do Tocantins Unitins, Elizângela Glória Cardoso. Elisângela foi presidente do PMDB Mulher, membro importante da executiva do PMDB metropolitano da capital, honrou este partido e defendeu seus ideias. O movimento democrático brasileiro e a educação tocantinense perderam hoje um grande nome”.

 

A secretária de Estado da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga Ribeiro, manifestou profundo pesar pelo falecimento da reitora. “Aos familiares, amigos e a todo corpo docente, discente e administrativo da Unitins, os mais sinceros pêsames pelo falecimento da magnífica reitora, que deixa uma excelente história de vida dedicada ao ensino. A educação do Tocantins perde uma grande profissional, jovem, dedicada e que muito fez pela instituição, deixando, assim, um legado de conquistas”.

 

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/TO) emitiu nota manifestando profundo pesar pelo falecimento da assistente social e reitora. “Elizângela foi professora da Unitins desde 2009. Graduou-se em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra). Teve uma importante participação e condução do Movimento Pró-Unitins na luta pela criação de cursos presenciais, em especial o curso de Serviço Social. Desenvolveu relevantes trabalhos na área de Serviço Social, com experiências em projeto de extensão, pesquisas na área da Saúde e de Políticas para Crianças e Adolescentes. Neste momento de dor, o CRESS se solidariza com os familiares e amigos”.

 

A Defensoria Pública do Tocantins informou que recebeu com pesar a notícia do falecimento de Elizângela Cardoso “A reitora era professora da Unitins desde 2009. Foi uma das líderes do Movimento Pró-Unitins na luta pela criação de cursos presenciais na universidade. Com experiência em projeto de extensão, Elizângela desenvolvia pesquisas na área da saúde e de políticas para crianças e adolescentes. Era reitora da Universidade desde janeiro de 2015. Importantes conquistas para a Unitins ficam como legado da reitora para a sociedade tocantinense, como a transformação da instituição em Universidade Estadual e a inauguração do Câmpus Graciosa, em Palmas.Profissional dedicada e comprometida, exemplo de simplicidade, professora Elizângela deixa um legado de trabalho pela educação superior no nosso Estado. A Defensoria Pública do Tocantins se solidariza aos familiares e amigos ao tempo que estima votos de conforto neste momento de grande comoção”.

 

Comentários (0)