Avanços de pesquisas em cavernas do estado são demonstrados em visitas acompanhadas

Agência de Mineração do Estado (Ameto) acompanha turistas em visitas às cavernas e apresenta os avanços em pesquisas, explorações, gestão e ações de conservação.

Crédito: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto), tem apresentado a turistas e pesquisadores os avanços em pesquisas, explorações, gestão e ações de conservação relacionadas ao rico patrimônio espeleológico do Estado.

 

Nessa terça-feira, 24, o geógrafo e espeleólogo da Ameto, Túlio Póvoa, acompanhou um grupo de turistas em algumas cavernas que ficam na região de Lajeado, cidade há 50 km da Capital.

 

Com o acompanhamento de um profissional o turista passa a ter mais informações sobre como são as formações rochosas e como se formou a caverna da trilha do Vale Encantado, o tipo de geomorfologia caracterizado pela dissolução química, corrosão, das rochas, entre outros.

 

O geógrafo destacou a importância desse trabalho de acompanhamento. “Essa é uma ação muito importante para a preservação e conhecimento desses locais, porque são profissionais da área e que podem se interessar em realizar pesquisas científicas que vão contribuir não só para a conservação como também para o entendimento desse ecossistema tão frágil que é a caverna”.

 

O Tocantins é rico em diversidade de cavernas, de calcário e arenitos, em média 900 cavernas distribuídas em todo o Estado. Essas cavernas estão em processo de cadastramento na Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

Comentários (0)