Balé Popular do Tocantins inicia temporada de espetáculos “Cores do Mundo” nesta 6ª

Apresentações seguem até domingo no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, com sessões gratuitas mediante troca por 1 kg de alimento

Crédito: Divulgação/Seduc

Começam nesta sexta-feira, 5, e vão até domingo, 7, os espetáculos de fim de ano do Balé Popular do Tocantins. Neste ano, coreografias com o tema "Cores do Mundo" ocorrerão no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, com duas sessões por dia: 18h30 e 20h30. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação.

 

“Criamos uma narrativa guiada por viajantes excêntricos, que dão vida a tradições, brincadeiras e paisagens por meio da dança, do teatro e das projeções visuais. Queremos despertar a curiosidade e a empatia do público, celebrando a nossa rica diversidade cultural”, contou o professor Jefferson Marques, coordenador do Balé.

 

Programação

Dia 5, os primeiros a subir ao palco são os estudantes dos polos: Colégio Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto e Escola Estadual Cívico-Militar Vila União.

 

Já no sábado, 6, será a vez dos bailarinos do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. No domingo, 7, encerram a programação os integrantes dos polos do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Luiz Maya e do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I.

 

Ingresso solidário

Para assistir ao espetáculo, o público poderá trocar o ingresso por 1 kg de alimento não perecível. A troca será realizada no local da apresentação uma hora antes de cada apresentação (enquanto houver ingressos disponíveis). Todos os itens alimentícios arrecadados serão destinados a instituições filantrópicas que atuam com famílias em vulnerabilidade social.

 

Conforme o gerente de Arte e Manifestações Culturais da Seduc, Josafá Miranda, a edição de 2025 reforça o papel transformador da arte na formação dos estudantes. “Cores do Mundo é um convite para olhar para o planeta com mais sensibilidade. É também o momento de mostrar ao público todo o trabalho artístico desenvolvido pela Seduc durante o ano. No Balé Popular, além de revelarmos talentos, oportunizamos aos nossos estudantes o acesso à arte e às diversas formas de expressão”, destacou.

 

Sobre a Cia

Criado em 2013, o Balé Popular do Tocantins oferece aulas gratuitas de dança a crianças e jovens da rede estadual e atende cerca de 500 estudantes. O projeto é desenvolvido em seis polos na capital e nas modalidades de balé clássico, jazz dance, danças urbanas e dança contemporânea.

 

Desde sua criação, o sucesso do projeto é reconhecido dentro e fora do Brasil. Neste ano, dentre as conquistas da Cia de dança estão as premiações no Festival Internacional de Dança de Goiás, em que os bailarinos do Tocantins levaram o primeiro lugar na categoria danças folclóricas/populares.

 

O reconhecimento do talento dos jovens bailarinos e do trabalho dos professores também rendeu convites para audições de grandes companhias como Bolshoi e bolsas de estudos para integrar instituições renomadas como Petit Danse (RJ) e Escola do Futuro de Artes Basileu França (GO).   

 

O secretário de Estado da Educação, Hércules Jackson, destaca que o Balé Popular simboliza o compromisso do Governo do Tocantins com oportunidades educativas que desenvolvem sensibilidade, disciplina e protagonismo juvenil. “A arte transforma. E quando os estudantes vivem experiências como essa, eles ganham confiança, expressividade e um novo olhar para o mundo. A Seduc continuará fortalecendo ações que formam cidadãos completos, preparados para a vida em todas as dimensões”, afirmou o secretário.

Comentários (0)