Bancários iniciam greve nesta 3ª com 70% das agências fechadas no Tocantins

O Sindicato dos Bancários informou que cerca de 70% das agências no Estado já aderiram à paralisação. Serviços essenciais como manutenção e reposição de dinheiro nos caixas eletrônicos serão mantidos

Bancários querem fechar 100% das agências
Descrição: Bancários querem fechar 100% das agências Crédito: Da Web

Os bancários do Tocantins iniciaram a greve na manhã desta terça-feira, 6, com paralisação dos serviços em quase todos os municípios do Estado. O Sindicato dos Bancários estima que 70% das agências não abrirão expediente aos clientes, mas diz que serviços essenciais, como manutenção e reposição de dinheiro em caixas eletrônicos serão mantidos.

 

No início da manhã de hoje, bancários de diversas financeiras se reúnem na sede do Sindicato para avaliar que medidas deverão ser tomadas nos próximos dias e como abordarão agências que não aderiram de imediato à paralisação.

 

De acordo com a assessoria do Sindicato, a expectativa é que até o final desta semana sejam alcançadas 100% das agências. “Mas é importante ressaltar que os clientes devem recorrer aos caixas eletrônicos para fazer suas movimentações bancárias, principalmente para pagamento de boletos”, disse.

 

Reivindicações

Os bancários do Tocantins decidiram em assembleia realizada na noite da última quinta-feira, 01/10, na sede do Sindicato dos Bancários, iniciar a greve nesta terça por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após a categoria recusar o reajuste salarial apresentado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Segundo informações do Sintec-TO, o reajuste oferecido pela Fenaban é de 5,5% mais abono, no valor de  R$ 2.500. “É válido lembrar que a contraproposta apresentada não cobre a inflação de 9,88% dos últimos 12 meses. E abono é mais uma forma de impedir ganhos justos devidos aos bancários”, afirma o presidente do Sintec-TO, Crispim Batista Filho.

 

Crispim Batista afirmou ainda que as reivindicações não são apenas pelo aumento salarial. “Não estamos pedindo só aumento salarial, mas melhores condições de trabalho contratação de mais bancários, saúde, segurança, respeito à Lei das Filas, reposição das perdas salariais dentre outras reivindicações”.

 

Direitos do consumidor

Segundo o Procon, embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar as obrigações, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados. Para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a recomendação é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, a sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento em caixas eletrônicos, dentre outros.

 

Contas de água, luz e telefone podem ser pagas em casas lotéricas credenciadas. Caixa eletrônico e terminais de autoatendimento 24 horas são alternativas para quem precisa sacar dinheiro. No entanto, os bancos estabelecem limites máximos de retirada por dia. No Bradesco, o valor varia de acordo com o dispositivo de segurança e vai de R$ 800 a R$ 2.000. Caixa e BB têm limite máximo de R$ 1.000. Correntistas da Caixa podem fazer saques em lotéricas.

 

O Procon orienta ainda que o consumidor guarde cópia de e-mail ou anote o número de protocolo de atendimento, por exemplo, documentado o pedido à empresa. Assim, caso o fornecedor não atenda à tentativa de quitar o débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao Procon em sua cidade.

 

Comentários (0)