Banco Mundial ouve empresários para mapear desafios do ambiente de negócios

Pesquisa Enterprise Surveys reúne dados sobre burocracia, crédito, inovação e infraestrutura para orientar políticas públicas e fortalecer a competitividade do setor produtivo

Crédito: Enterprise Surveys/Divulgação

Sua experiência como empresário pode influenciar decisões que afetam todo o setor produtivo no Brasil. A Enterprise Surveys Brasil, conduzida pelo Banco Mundial, está ouvindo empresas de todos os portes e setores para mapear os reais desafios do ambiente de negócios — como burocracia, acesso a crédito, inovação e infraestrutura. Participar é uma oportunidade de dar voz à sua empresa e contribuir diretamente para políticas públicas mais eficientes e favoráveis ao crescimento do setor industrial.

 

Essa pesquisa é feita em mais de 150 países. No Brasil, a amostra representativa vai ouvir cerca de 1.800 empresas. A Enterprise Surveys coleta informações diretamente com empresários e gestores sobre temas, como regulamentações e infraestrutura, para saber tudo o que impacta no dia a dia dos negócios. Esses dados são essenciais para embasar reformas econômicas, orientar políticas públicas mais eficazes e atrair investimentos.

  

Além de destacar os principais obstáculos enfrentados pelas empresas brasileiras, o estudo permite comparar a situação do Brasil com a de outros países e entre as regiões, oferecendo uma visão ampla sobre como melhorar a competitividade e o ambiente de negócios. “Os dados ajudam a identificar áreas prioritárias para intervenções governamentais e promovem boas práticas”, explica Caroline Nogueira, economista do Departamento de Indicadores Globais do Banco Mundial e coordenadora da pesquisa no Brasil.

 

Os resultados da Enterprise Surveys também servem para acompanhar o impacto de políticas públicas ao longo do tempo, além de incentivar o debate com base em dados confiáveis e transparentes. Ao contribuir com a pesquisa, o empresário ajuda a construir um retrato fiel do setor brasileiro, fortalecendo sua representatividade em decisões que afetam diretamente a indústria.

 

Nova metodologia

Com a publicação do novo relatório Business Ready, lançado pelo Banco Mundial em 2024, a Enterprise Surveys passou a ser aplicada com periodicidade fixa a cada quatro anos, com atualização dos indicadores e abordagem mais abrangente. A atual edição vai reunir informações de diferentes regiões, portes de empresa e setores da economia brasileira.

 

No Brasil, a pesquisa está sendo realizada pela About Brazil Market Research, Ipsos-Ipec, Kampo Brasil Research, e Oppen Social por meio de entrevistas com empresários e gestores selecionados aleatoriamente dentro de uma amostra estatística. As empresas sorteadas serão contatadas diretamente com um convite para participar do estudo.

 

Para mais informações sobre os indicadores do estudo, acesse: www.enterprisesurveys.org. Para acompanhar a pesquisa no Brasil, visite: bit.ly/EnterpriseSurveysBrasil

 

Comentários (0)