A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária (Sedarf ) alerta os beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário que aderiram a renegociação de suas dívidas que o prazo para formalizar os aditivos junto a seu agente financeiro se encerra no dia 28 de junho.
De acordo com a Sedarf, 71 processos de negociação foram efetuados na Unidade Técnica Estadual, destes, 41 são individuais e 22 pertencem à associações de assentamentos rurais. A Sedarf alerta também quanto a importância da quitação da negociação, pois, caso a mesma não seja quitada, o beneficiário ficará impedido de acessar benefícios relativos a concessão de crédito, garantias, incentivos fiscais e financeiros.
A renegociação, que teve o seu prazo encerrado no mês de março, ofereceu novas condições de parcelamentos, e, diminuiu os juros para todos que possuíam contratos com índices maiores de 2% ao ano.
A medida foi tomada para facilitar a regularização dos produtores com atrasos no pagamento das parcelas dos seus contratos, permitindo, assim, que eles possam voltar a acessar as políticas públicas de custeio e sociais.
Crédito fundiário
O Programa Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento, e efetuar o pagamento em um prazo de vinte anos com parcelas anuais. Podem participar do programa, trabalhadores rurais que tenham uma renda familiar anual de até R$ 15 mil e patrimônio de até R$ 30 mil e que comprovem mais de 5 anos de trabalho no campo.
A Sedarf acompanha esses produtores por meio da Unidade Técnica Estadual incorporada à Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar da secretaria que realiza visitas técnicas de monitoramento e acompanhamento in loco, orientando os produtores rurais quanto a aplicação desses recursos.
Comentários (0)