A banda tocantinense Big Marias lançou seu primeiro disco autoral após ser contemplada pelo Edital nº 22/2024, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), operacionalizado pela Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult). O apoio viabilizou a gravação profissional do álbum, garantindo melhores condições técnicas e estrutura de estúdio para consolidar um trabalho construído ao longo de mais de uma década, além de reforçar a visibilidade da música independente e autoral produzida no estado.Trajetória e lançamento.
A ‘Big Marias’ é formada por Samia Cayres (guitarra e voz), Didia Cayres (bateria) e Felipe SuperNaut (baixo), artistas com ampla trajetória na cena musical tocantinense, com participação em bandas, festivais e projetos culturais ao longo dos anos. A sonoridade se caracteriza por uma proposta crua, intensa e honesta, resultado do amadurecimento artístico dos integrantes.
O lançamento oficial do disco ocorreu em dezembro de 2025, em Palmas, durante a programação do ‘Black Bird Festival’. O show de lançamento contou com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão cultural.
O trabalho também alcançou destaque nacional. A faixa “Dry” integrou duas playlists do site especializado no cenário da música alternativa ‘Tenho Mais Discos Que Amigos — Radar TMDQA!’ ampliando o alcance da banda e evidenciando a relevância da produção autoral desenvolvida no Tocantins.
Acesso ao disco
O disco da ‘Big Marias’ está disponível em todas as plataformas digitais de áudio, como Spotify, Bandcamp e YouTube, permitindo que o público de diferentes regiões tenha acesso ao trabalho.
Spotify:
https://bit.ly/bigmariasdisco
Bandcamp:
https://bigmarias.bandcamp.com
YouTube – Big Marias:
https://www.youtube.com/@bigmarias
YouTube – Wheels of Confusion Records:
https://www.youtube.com/@wheelsofconfusionrecords
https://www.youtube.com/@bigmarias
Sobre a proponente
A proponente do projeto é Samia Cayres, musicista, compositora, guitarrista e vocalista da Big Marias. Atuante há muitos anos na cena cultural do Tocantins, Samia também desenvolve trabalhos como produtora e comunicadora, com forte envolvimento na música autoral e na construção de espaços para mulheres na cena independente. À frente do projeto, ela destaca o papel do fomento público como ferramenta para transformar sonhos coletivos em ações concretas e duradouras. “As políticas públicas de cultura são fundamentais para garantir que artistas locais tenham condições reais de criar, registrar e difundir seus trabalhos”, comentou.
Comentários (0)