A programação do Bloco SecMulher na Rua começa no dia 10 de fevereiro, com uma série de ações do Governo do Tocantins voltadas à prevenção da violência contra a mulher durante o período de Carnaval. Desenvolvida pela Secretaria de Estado da Mulher, a campanha tem como lema “Depois de um não, tudo é importunação!” e reforça a importância do consentimento, do respeito e do enfrentamento à importunação sexual nos espaços de festa.
A primeira atividade ocorre às 14h30 do dia 10, com uma capacitação direcionada aos vendedores de bebidas alcoólicas que atuarão no circuito carnavalesco. A ação será realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e reunirá comerciantes de tendas e ambulantes, com orientações sobre identificação de situações de risco, prevenção da violência e acionamento da rede de proteção.
Além da atuação em Palmas, a SecMulher já promoveu capacitações com equipes de municípios tocantinenses, que também desenvolverão ações educativas durante o Carnaval. Para apoiar essas iniciativas, foram encaminhados materiais informativos com foco na conscientização da população, divulgação de direitos e fortalecimento dos canais de denúncia.
Nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, a Secretaria estará presente com uma tenda de atendimento em área estratégica da programação carnavalesca. No espaço, equipes farão acolhimento em casos de intercorrências, prestarão orientações sobre os direitos das mulheres e distribuirão materiais educativos. Também estão previstas intervenções no palco, com falas de conscientização direcionadas ao público.
Como parte da mobilização, no dia 13 de fevereiro será realizada uma blitz educativa em pontos estratégicos da capital, como a entrada de Taquaralto e a região central. A ação contará com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins, da Guarda Metropolitana de Palmas e da Polícia Militar do Tocantins, com abordagens educativas e distribuição de materiais informativos.
Comentários (0)