Boletim deste domingo informa quatro óbitos e 109 casos da Covid-19 no Tocantins

Os 109 casos foram registrados em 18 municípios do Estado. Araguaína continua contabilizando o maior número de casos, sendo 47 confirmações nas últimas 24h.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que neste domingo, 17, foram contabilizados mais 109 casos para Covid-19. Os novos casos foram registrados em Aguiarnópolis (01), Alvorada (02), Araguaçu (01), Araguaína (47), Araguatins (04), Cariri do Tocantins (02), Darcinópolis (05), Formoso do Araguaia (01), Goiatins (02), Gurupi (02), Itaguatins (10), Miranorte (02), Palmas (17), Palmeiras do Tocantins (02), Paraíso do Tocantins (07), Sampaio (02), São Valério (01) e Tocantinópolis (01). Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 1.382 confirmados da doença.

 

Também foram registrados quatro óbitos por coronavírus no Tocantins. A primeira paciente era do sexo feminino, 66 anos, residente de Axixá do Tocantins, hipertensa e diabética, faleceu no dia 15 de maio no Hospital Regional de Araguaína (HRA). A segunda paciente também do sexo feminino, 69 anos, residente de São Miguel do Tocantins, diabética, faleceu no dia 16 de maio no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA).


O terceiro paciente que veio a óbito era do sexo masculino, 82 anos, residente de Araguatins, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e diabético, faleceu no dia 14 de maio no Hospital Municipal da cidade. O último paciente  era do  sexo masculino, 73 anos, residente de Araguaína, diabético, faleceu no dia 14 de maio no Hospital Dom Orione.

 

Atualmente, o Tocantins contabiliza 31 óbitos, 239 casos recuperados e 1.112 pacientes ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar.

 

 

A SES esclarece que o banco de dados do Estado é dinâmico, em virtude do fechamento das investigações epidemiológicas, que alteram principalmente locais de residência dos casos positivos, trazendo modificações diárias no acumulado dos municípios e no total geral do Estado.

 

Caso confirmado de outro Estado

 

Foram diagnosticados pelo Lacen oito (08) casos positivos do novo Coronavírus (Covi-19) para os estados de Goiás, Pará, Paraná, Bahia e Minas Gerais.

 

Observações


Todas as informações que constam no boletim são provenientes dos sistemas oficiais do Ministério da Saúde alimentados pelos municípios: Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é o sistema utilizado pelos municípios para cadastro das mostras que serão encaminhadas ao Lacen para realização dos
exames.


E-SUS-VE é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos da Covid-19. SIVEP-Gripe, é o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, utilizado para notificação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em unidades hospitalares e unidades de Pronto Atendimento (UPA).


SIM é o sistema de Informação sobre mortalidade, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para unificação dos dados sobre óbitos no país. Considerando o aumento recente de casos positivos que tem demandado tempo excessivo para confirmação de residências junto aos municípios, o Estado prevê o preenchimento correto de informações nas plataformas que serão utilizadas para consolidação dos boletins diários.

 

O Estado não irá confirmar residências junto aos municípios, estes devem ficar atentos aos dados informados nos Boletins Epidemiológicos diários, nos sistemas de notificação e cadastros de exames no Lacen.

 

Qualquer divergência deverá ser informada ao Cievs/COE do Estado que fará as correções nos próximos boletins.

 

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números da Covi-d-19 no Tocantins.

 

Confira aqui o Boletim completo deste domingo, 17. 

 

Boletins Municipais 

 

Miracema 

 

Ao contrário do informado no boletim epidemiológico do Governo do Estado, publicado na manhã deste sábado, 16, Miracema não possui quatro casos confirmados, e sim três. O fato é que mais uma vez por um equívoco os números de Miracema não correspondem com a realidade. O caso confirmado nessa sexta-feira, 15, entrou no boletim do Estado de forma duplicada.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) entrou em contato com o setor responsável e solicitou a devida correção, que consta no boletim deste domingo, 17, bem como o aperfeiçoamento neste fluxo de informações entre Estado e Município para que novas divergências não aconteçam.

 

Conforme boletim epidemiológico Municipal deste sábado, 16, Miracema registra o 3º caso de coronavírus. Hoje foram registradas duas novas notificações, uma por síndrome gripal, que ficará em monitoramento e a outra testou positivo para covid-19, seu estado de saúde é estável e permanecerá em isolamento domiciliar com acompanhamento da Semus por um período de 14 dias.

 

Gurupi 

 

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas deste sábado, 16, foram confirmados  mais cinco novos casos positivos para Covid-19 somando 52 casos. Conforme a Vigilância  Epidemiológica do Município de Gurupi, os casos confirmados tratam-se de três homens entre 20 e 29 anos e duas mulheres de 46 e 68 anos.

 

O rapaz de 20 anos, teve contato com familiar que tinha testado positivo. O homem de 29 anos, realizou viagens recentes a Cariri do Tocantins e Paraíso do Tocantins. O homem de 28 anos não soube informar a origem da transmissão. A quarta vítima da Covid-19, é uma mulher, de 46 anos, que foi contagiada através do esposo que testou positivo. A mulher de 68 anos informou que estava em quarentena e recentemente foi ao banco, possível local de transmissão.

 

Foram realizados no Centro de Triagem nove testes SWAB enviados para o LACEN Palmas, sendo de 1 homem de 29 anos e de oito mulheres, entre 28 e 78 anos. Todos aguardam o resultado em isolamento domiciliar. Nove pessoas realizaram Testes Rápidos com resultados negativos. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados oito testes SWAB enviados para o LACEN Palmas, sendo de três homens entre 19 e 31 anos; e de cinco mulheres entre 22 e 74 anos. Aguardam o resultado em isolamento domiciliar. Ainda foram realizados dois testes rápidos com resultados negativos.

 

Também foram realizados na UPA o teste de dois caminhoneiros dos Estados da Paraíba e Santa Cantarina que foram confirmados positivo e transferidos para o Hospital Regional de Gurupi. Ambos apresentam sintomas moderado da doença. Esses dois registros não são contabilizados para o município conforme protocolo do Ministério da Saúde.

 

Sobre internações,  a mulher de 66 anos, transferida para o Hospital Geral de Palmas continua internada.  O homem de 70 anos, que no boletim anterior foi informado que estava internado em hospital da rede particular recebeu o resultado do exame para Covid-19 que deu negativo. O paciente está com pneumonia.

 

Gurupi contabiliza 458 casos descartados, 52 casos confirmados, 32 casos suspeitos e 11 pessoas curadas da Covid-19.

 

Comentários (0)