Bombeiros abrem 188 vagas para curso de brigadistas florestais no Tocantins

Capacitação prepara voluntários para combate a incêndios; seleção inclui teste físico com percurso de 2,4km carregando 24kg

Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O Corpo de Bombeiros Militar está com inscrições abertas até o dia 18 de maio para o Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF), que tem como objetivo capacitar voluntários para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais. Os interessados devem fazer a inscrição pela internet, por meio deste formulário on-line.

 

Ao todo, são 188 vagas distribuídas em diversos municípios do estado. Destas, 110 são destinadas à contratação imediata e 78 formam cadastro reserva.

 

As vagas estão organizadas de forma proporcional à demanda de cada região. Palmas e São Félix contam com dez vagas imediatas e seis para cadastro reserva, totalizando 16 vagas em cada cidade. Já Taquaralto/Taquaruçu possui o maior número de vagas, com 12 para contratação imediata e seis para reserva, somando 18. Outros municípios, como Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Colinas do Tocantins, têm oito vagas imediatas e seis de reserva, alcançando 14 no total.

 

Cidades menores, como Paraíso do Tocantins, Araguatins e Guaraí, possuem seis vagas imediatas e seis para reserva, totalizando 12 vagas em cada local. Municípios como Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia também estão contemplados, com dez vagas imediatas e seis de reserva, cada um somando 16.

 

Os candidatos devem selecionar o município desejado no momento da inscrição, sendo este o local onde farão o curso, caso sejam aprovados. Para cidades menores, como São Félix, o Teste de Aptidão Física será realizado em localidades próximas, como Palmas. Essa distribuição busca atender às necessidades de cada região, garantindo um contingente de brigadistas preparado para atuar no combate aos incêndios florestais em 2025.

 

Requisitos para participação

Para participar os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos, e a máxima, 55 anos. É indispensável apresentar um atestado médico que comprove boa condição física para a realização das atividades. Além disso, os candidatos precisam estar com as obrigações eleitorais em dia e apresentar certidões de idoneidade moral, bem como outros documentos pessoais solicitados no edital. Também é obrigatória a participação no Teste de Aptidão Física (TAF), que avaliará o preparo físico necessário para o desempenho da função.

 

Etapas da seleção

Os candidatos vão passar por um Teste de Aptidão Física (TAF) nos dias  22 e 23 de maio, com percurso de 2.400 metros carregando 24 kg de água em até 29 minutos. O resultado deve sair no dia 28 de maio, com matrícula entre 29 e 30 de maio. O curso ocorre de 9 a 13 de junho, com 40 horas de aulas teóricas e práticas. Brigadistas selecionados receberão R$ 180,00 por turno de 12 horas trabalhadas, respeitando intervalos de descanso.

 

Mais informações no site do CBMTO (www.bombeiros.to.gov.br) ou pelo e-mail ensino@bombeiros.to.gov.br.


 

Comentários (0)