Bombeiros realizam teste físico em membros da corporação: 12% estão inaptos

Percetual de aptidão agradou membros do Corpo de Bombeiros do Estado. Capitão ressaltou que número de 88% de bombeiros aptos do TO é um dos mais altos do Brasil...

Teste foi aplicado em bombeiros do TO
Descrição: Teste foi aplicado em bombeiros do TO Crédito: ATN

O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe nesta quinta-feira, 17, o resultado final do teste de aptidão física (TAF) feito entre os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins no ano passado. De 353 servidores avaliados, 308 foram considerados aptos e 45, ou aproximadamente 12% dos avaliados. foram declarados inaptos fisicamente para exercerem atividades de responsabilidade do órgão.

O Capitão e assessor de comunicação dos Bombeiros, Cléber José Borges Sobrinho, explicou ao T1 Notícias como funciona este exame. “Nós instituímos recentemente o TAF para pessoal que já é Bombeiro Militar. É aplicado um conjunto de seis atividades físicas onde os profissionais submetidos aos testes. Eles devem obter uma média total superior a 60 pontos e em cada atividade individual devem obter uma pontuação superior a 50”, disse.

De acordo com a publicação do DOE, os militares que não atingiram o mínimo de 50 pontos em cada prova ou não obtiveram média final superior a 60 pontos serão submetidos a treinamento semanal obrigatório em horário diverso ao da Educação Física, em seu período de folga.

“Essa pessoa que foi considerada inapta passa a ter um treinamento físico semanal, onde a gente faz um treinamento forte para coloca-los no condicionamento físico que o trabalho do Corpo Bombeiros exige”, explicou o Capitão Cléber.

Já os profissionais que atingiram médias finais consideradas superiores são recompensados. Os que obtiveram média final entre 95,01 e 99 ganham um dia de folga do expediente ou 12 horas de folga do serviço operacional; os que conseguiram entre 99,01 e 99,99 ficam com dois dias de folga do expediente ou 24 horas de folga do serviço operacional (exceto final de semana); e os que receberam média final igual a 100 pontos, ganharão 3 dias de folga do expediente ou 24 horas de folga do serviço operacional (permitindo final de semana).

Porém, os que foram declarados aptos após reteste não ganham benefício nenhum.


Nem todos participaram

O Capitão Cléber informou ainda que são 329 bombeiros ativos no âmbito estadual, mas que nem todos participaram do TAF. “Algumas pessoas apresentaram restrições médicas, outras estão prestando serviços em outros órgãos ou realizando cursos fora do estado”, explicou. De acordo com ele o resultado obtido neste exame de aptidão física foi considerado positivo pelo Corpo de Bombeiros

“Poucas corporações no Brasil têm uma índice de aptidão tão elevado. Agora vamos trabalhar para alcançar índice ainda melhores”, finalizou.
 

Comentários (0)