BR Distribuidora recebe habite-se de Terminal e prevê funcionamento em setembro

Com o documento empresa poderá solicitar junto à Agência Nacional de Petróleo, licença para recebimento de combustíveis e entrar em operação.

Gerente da BR Distribuidora recebe o documento
Descrição: Gerente da BR Distribuidora recebe o documento Crédito: Wilson Rodrigues/ATN

 

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade e o governador Siqueira Campos entregaram na manhã desta quinta-feira, 23, o habite-se e o alvará de término da obras do terminal de distribuição à BR Distribuidora. Com este documento e as licenças ambientais que serão fornecidas pelo Governo do Estado, a empresa poderá dar entrada junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP) no processo de recebimento de combustíveis no novo terminal, instalado no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.

De acordo com a gente de operações da BR-Distribuidora, Roberta Oliveira da Silva, a previsão é que a pré-operação da empresa tenha início em setembro. “Com o recebimento do habite-se e mais as outras licenças que serão fornecidas pelos órgãos ambientais podemos solicitar à ANP a autorização para recebimento de combustíveis e iniciar efetivamente as operações no Tocantins”, afirmou Roberta.

A gerente de operações da BR-distribuidora destacou que todas as exigências legais e ambientais estão sendo cumpridas rigorosamente e destacou o empenho do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Nacional para a operação do terminal de distribuição da empresa.

Outros investimentos

O governador Siqueira Campos lembrou os investimentos estratégicos feitos pelo Estado em Luzimangues para como a aquisição de uma área de 200 alqueires que serão oferecidas para empresas que venham se instalar nas proximidades.

Já o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, destacou que além dos investimentos na construção do terminal de distribuição, feitos pela BR-Distribuidora, o Governo do Estado investiu na infraestrutura da região.

De acordo com o secretário, o governo do Estado investiu em torno de R$ 120 milhões no asfaltamento de pelo menos três acessos ao distrito de Luzimangue. São 60 quilômetros que ligam Porto Nacional a Luzimangues, além da ligação para Barrolândia e à rodovia TO 080, que dá acesso a Paraíso do Tocantins. “A empresa está localizada em um ponto estratégico e terá acesso privilegiado à principais rodovias que cortam o Estado”, destacou Eduardo Siqueira.

A previsão é que o terminal de distribuição da BR movimente em torno de 120 milhões de litros de combustíveis por mês atendendo aos estados do Tocantins, Distrito Federal e Goiás. “São 120 milhões de litros que entram e que saem do Estado, gerando emprego e melhorando a arrecadação  de impostos para o Tocantins”, argumento Eduardo Siqueira.

O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade argumentou que a entrada em funcionamento da BR Distribuidora representará um marco no desenvolvimento econômico e social do município. “Não apenas do ponto de vista da arrecadação e impostos, como também da geração de empregos e do desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias”, argumentou o prefeito.

De acordo com Otoniel, a Prefeitura vem se preparando para os impactos do empreendimento. “Estamos articulando com as instituições de ensino como o Instituto Federal do Tocantins para que sejam oferecidos cursos que possam atender à nova demanda”, destacou.

Comentários (0)