BRK alerta para uso consciente da água no período de estiagem

Tocantinenses devem enfrentar temperaturas elevadas ao longo do mês de setembro, segundo previsões meteorológicas do Climatempo

Crédito: Divulgação BRK

Como ocorre tradicionalmente no inverno, o Brasil enfrenta temperaturas mais baixas em algumas regiões e clima seco em outras. No Tocantins, por exemplo, a previsão é de temperaturas elevadas, especialmente em agosto e setembro, conforme os dados do Climatempo. Por isso, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, reforça a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação dos recursos hídricos.

 

 

Embora a previsão para este ano indique uma estiagem menos severa em comparação a 2024 no centro geográfico do país, a redução de chuvas e o desperdício impactam os níveis dos mananciais no futuro. A concessionária tem implementado ações para evitar a escassez do recurso, incluindo atividades de educação ambiental e iniciativas para reduzir perdas na distribuição.

 

 

“A companhia tem atuado de forma contínua para assegurar a eficiência no uso da água, por meio de tecnologias e processos que reduzem perdas e protegem nossos mananciais. A água é um recurso essencial, e estamos comprometidos com ações que garantam o abastecimento sustentável para as futuras gerações, sempre com responsabilidade e respeito ao meio ambiente”, afirma o diretor de Operações da BRK, Bruno Gravatá.

 

 

Pequenas mudanças no cotidiano também podem fazer grande diferença. “Uma torneira com um filete de apenas 2 milímetros pode desperdiçar até 136 litros de água por dia. Em um mês, isso representa 4.080 litros, volume superior ao consumo médio mensal de uma pessoa”, alerta o diretor.

 

 

A BRK reforça que a economia de água depende do engajamento de todos. Atitudes simples podem ser incorporadas no dia a dia, como tomar banhos mais curtos, manter a torneira fechada ao escovar os dentes, verificar possíveis vazamentos e reaproveitar a água da máquina de lavar. A mensagem é clara: cada gota importa.

 

 

Comentários (0)