Durante reunião realizada nesta sexta-feira, 13, no Palácio Araguaia, em Palmas, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e representantes da BRK definiram que a concessionária deverá apresentar, até março deste ano, um estudo para implantação da tarifa social de saneamento no estado. Segundo o governo, a medida, caso seja implementada, poderá beneficiar mais de 400 mil pessoas. O encontro também tratou de novos investimentos em saneamento básico, com foco na ampliação do acesso aos serviços.
“Sabemos da relevância do trabalho realizado, mas queremos investir ainda mais. Precisamos de uma análise mais criteriosa das tarifas e que a empresa estruture um planejamento de tarifa social para beneficiar a população que mais precisa, dentre outros investimentos que envolvam um tratamento igualitário entre as cidades”, explicou o governador.
"Essa discussão da divisão dos investimentos é necessária e tem que ser amplamente debatida. Reconhecemos a importância da empresa para a manutenção e fortalecimento do saneamento no estado, mas reforçamos que é essencial que cada município receba os investimentos necessários de maneira mais igualitária, a fim de evitar a centralização dos investimentos em apenas alguns municípios, então vamos debater esses pontos”, disse o presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Matheus Martins.
O diretor-presidente da BRK no Tocantins, Cleber Renato, falou que o momento é estratégico para planejar novos investimentos. “A BRK tem total interesse em atuar em conjunto com o Estado para ampliar os serviços e garantir a expansão da cobertura de saneamento básico. É dentro do processo de revisão, já aberto pela própria ATR, que podemos avaliar as diretrizes que o governo pretende seguir e incorporar melhorias e adaptações necessárias, como a possibilidade de implantação da tarifa social, que tem potencial para beneficiar cerca de 440 mil pessoas nos 47 municípios atualmente atendidos”, pontuou.
Também participaram da reunião o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; o senador Eduardo Gomes; o CEO da BRK, Alexandre Thiollier; o vice-presidente de Operações da BRK, Jorge Augusto Gomes; e o diretor de Planejamento da BRK, Ítalo Monteiro.
Comentários (0)