BRK é autuada por falta de água há mais de 60 dias em Barrolândia e toma medidas

Procon autuou a BRK ambiental por não conseguir abastecer a cidade de Barrolândia há cerca de 60 dias; Problema se agravou nos últimos dias e concessionária diz tomar providências

População de Barrolândia já está sem água há 60 dias
Descrição: População de Barrolândia já está sem água há 60 dias Crédito: Divulgação

O Procon Tocantins autuou a BRK ambiental por não conseguir abastecer a cidade de Barrolândia há cerca de 60 dias; Problema se agravou nos últimos dias e concessionária diz tomar providências

 

A concessionária BRk Ambiental foi notificada pelo Procon-TO por problemas no abastecimento de água na cidade de Barrolândia. De acordo com o órgão, há mais de 60 dias o fornecimento de água está comprometido na cidade. Empresa diz que o motivo é a seca do Córrego São Borges, principal fonte de água da localidade.

 

A autuação foi realizada na última sexta-feira, 29. Os problemas no abastecimento se agravou nos últimos dias e a população tem sofrido com a falta de água. O Procon disse que a Açaõ foi realizada por meio de denúncias. “Até hoje, o Procon realizou 1.825 atendimentos referente a concessionária. Destes, 187 são reclamações formalizadas com abertura de processos”, explicou o órgão.

 

De acordo com o gerente de fiscalização do Procon-TO, Magno Silva, a concessionária foi autuada de acordo com artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que estabelece que, “os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. Essa descontinuidade dos serviços públicos essenciais à população tem sido recorrente e nós do Procon estamos atentos, pois os valores das contas, muitas vezes exorbitantes, que o consumidor vem pagando  não justifica falha alguma no fornecimento”, esclareceu, ressaltando que após a autuação a concessionária tem 10 dias para apresentar defesa e, caso o problema persista, novas autuações serão realizadas.

 

A dona de casa, Creuzenir Maria Ribeiro, 55, moradora em Barrolândia há 35 anos, relata a gravidade da situação. Ela conta que cuida de duas pessoas com necessidades especiais, o idoso Amaro Ferreira de Arruda, 101 anos e sua filha Gesiane Rodrigues da Costa, 32 anos. Para suprir essas prioridades, a moradora explicou que até já comprou água de terceiros, mas que não tem condições de sempre fazer essa aquisição.

 

Ainda segundo o relato da moradora, “mesmo com essa falta de água que já chega a 60 dias, as contas estão chegando e quase o dobro. Até junho deste ano eu paguei em média R$70, agora as duas últimas contas já veio de R$ 143, mesmo se a água tivesse vindo normal não tem explicação esse aumento”, observou. 

 

O superintendente do Procon, Nelito Cavalcante reforçou que o trabalho do órgão não tem sido outro senão o de reestabelecer as responsabilidades de um atendimento de excelência ao consumidor. “E essa tarefa tem sido efetuada graças a parceria do próprio cidadão que está cada vez mais atento aos seus direitos e deveres”, considerou.

 

O Procon alerta, caso os problemas persistam entrar em contato com o órgão por meio do Disque Procon 151.

 

Resposta

 

Em nota enviada ao Portal T1 Notícias nesta tarde, a BRK Ambiental esclareceu que o problema é ocasionado pela seca do córrego que abastece a população de Barrolândia. “A concessionária vem adotando medidas emergenciais para garantir o abastecimento dos moradores como a adição de dois novos poços à produção de água tratada, mas a vazão destes poços ainda é insuficiente para abastecimento de toda a população durante 24h”, afirma a nota.

 

Veja na íntegra:

 

 

Nota

 

A BRK Ambiental esclarece que a cidade de Barrolândia tem o seu abastecimento de água prejudicado em função da seca do Córrego São Borges, principal fonte de água da localidade.

A concessionária vem adotando medidas emergenciais para garantir o abastecimento dos moradores como a adição de dois novos poços à produção de água tratada, mas a vazão destes poços ainda é insuficiente para abastecimento de toda a população durante 24h.

A empresa está em processo para perfuração de dois novos poços, além da negociação para utilização de água de barragens particulares, para resolução do problema. Esse processo depende ainda de trâmites com o poder público municipal e órgãos ambientais.

Paralelamente, os prédios públicos prioritários como escolas e unidades de saúde, estão sendo abastecimento com caminhão-pipa com água tratada.

 

A concessionária explica ainda que os moradores estão recebendo orientações para comparecer à loja de atendimento na cidade para avaliação das faturas de água e revisão das mesmas em caso de qualquer anormalidade.

 

 

( Com informações da Ascom Procon)

 

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