BRK inicia distribuição do Relatório Anual de Qualidade da Água no Tocantins

Todos os imóveis das 47 cidades onde a concessionária atua no Tocantins receberão o relatório com informações sobre a qualidade da água tratada e distribuída à população.

Crédito: Divulgação/Ascom BRK

Neste mês de março, a BRK inicia a entrega, junto com as faturas mensais, do Relatório Anual de Qualidade da Água referente ao ano de 2022. Todos os imóveis das 47 cidades onde a concessionária atua no Tocantins e nas nove cidades onde atua no Estado do Pará, (mais de meio milhão), receberão o relatório com informações sobre a qualidade da água tratada e distribuída à população. A entrega do informativo é feita pelos leituristas da companhia e deve ser concluída no mesmo mês.

 

O informativo tem como principal objetivo detalhar à população sobre a potabilidade da água distribuída durante todo o ano anterior e foram divulgadas mensalmente nas faturas de água sendo agora consolidadas neste material. “Este relatório é importante para que a população tenha conhecimento de todo o controle feito pela concessionária para oferecer uma água com o mais alto nível de qualidade, com toda segurança para consumo”, afirma Sandra Leal, diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará.

 

Qualidade

 

A qualidade das águas dos mananciais é regulamentada pelo Anexo XX, da Portaria de Consolidação nº 5/2017, alterado pela Portaria GM/MS nº 888/2021 e Portaria GM/MS nº 2472/2021. A BRK controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação nos mananciais, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.

“Isso traduz nosso compromisso com a qualidade da água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos tocantinenses e paraenses”, complementa a diretora.

 

Relatório

 

O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 04 de maio de 2005 e ao anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888 e nº 2472, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. A publicação também atende a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece direitos básicos de proteção ao consumidor.

 

Consulte também as informações on-line por meio do link para o Tocantins e o link para o Pará.

Comentários (0)