“As ligações irregulares de água pluvial à rede de esgoto e o descarte inadequado de resíduos são os principais vilões do sistema”, afirma o diretor de Operações da BRK Tocantins e Pará, Bruno Gravatá, que tem reforçado a importância de a população redobrar a atenção quanto ao uso correto da rede de esgoto durante o período de maior concentração de chuvas.
A concessionária responsável pelos serviços de saneamento adota diversas medidas preventivas, como manutenções periódicas, campanhas internas e palestras em escolas públicas, com o objetivo de evitar extravasamentos e conscientizar a população sobre os riscos do descarte inadequado de resíduos nas redes.
Contudo, práticas cotidianas, como jogar restos de comida e óleo de cozinha na pia, além de lançar fios de cabelo, cotonetes e absorventes em vasos sanitários ou ralos, assim como as ligações irregulares, podem comprometer o bom funcionamento do sistema de esgoto.
“A rede de drenagem pluvial é destinada exclusivamente à captação da água das chuvas, por meio das chamadas ‘bocas de lobo’ instaladas nas vias públicas. Já a rede de esgoto deve receber apenas os efluentes sanitários das residências, conduzindo-os à rede pública para tratamento adequado”, explica o diretor.
Com o objetivo de orientar a população, a BRK preparou uma lista de recomendações que ajudam a prevenir problemas no sistema de esgotamento sanitário.
Medidas para evitar problemas nas redes de esgoto
– O óleo de fritura utilizado no preparo de alimentos deve ser armazenado em garrafas plásticas e entregue em pontos de coleta para destinação adequada a empresas que utilizam o material como matéria-prima.
– Utilize caixas de gordura e mantenha-as sempre limpas para evitar transtornos nas tubulações internas dos imóveis.
– Todo imóvel deve possuir uma caixa de inspeção ou Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) acessível na calçada ou em área próxima, facilitando a identificação de problemas e a realização de manutenções.
– As redes de esgoto e de água pluvial devem ser mantidas separadas em todos os imóveis.
– Em casos de entupimentos, extravasamentos ou retorno de água de chuva pela rede de esgoto, a população pode acionar a BRK pelos canais remotos de atendimento: telefone gratuito 0800 644 0195 ou site brkambiental.com.br (24 horas).
Comentários (0)