A estudante Angelina Branco, aprovada no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o curso de Ciências Contábeis, acabou perdendo o prazo da matrícula, segundo ela, porque o Colégio Estadual José Frederico Pedreira Neto teria atrasado a entrega do certificado de conclusão do Ensino Médico.
O suposto atraso na entrega da documentação já havia sido objeto de matéria no Portal T1 Notícias no dia 18 de outubro, quando Angelina e outra amiga que está na mesma situação denunciaram o Colégio pela demora na entrega de documentos. “O Colégio extraviou o meu historio do Ensino Fundamental e tive que buscar outro em Ipueiras”, reclamou.
A estudante alegou que em 2009 começou a fazer o Ensino Médio no Colégio Frederico e teve de parar de estudar em função de problemas de saúde na família. “Em 2012 retomei meus estudos através do EJA e a Secretaria do Colégio confirmou que minha documentação estava em dia”, alegou.
De acordo com ela, depois de providenciar novamente a documentação ela fez a entrega no dia 1º de novembro e recebeu a garantia que o certificado ficaria pronto a tempo de fazer a matrícula na UFT. “O prazo terminou dia 8 de novembro e o certificado só foi entregue no dia 9, com data do dia 7”, informou Angelina.
Ainda de acordo com a estudante, mesmo fora do prazo ela deu entrada na documentação na UFT e aguarda a resposta para dia 19. “Era para eu ficar muito feliz, concluí o Ensino Médio com muita dificuldade, consegui passar no vestibular numa Universidade Federal, mas por causa da negligência do Colégio estou correndo o risco de não cursar o Ensino Superior”, desabafou Angelina.
Diretora diz que aluna não retirou documento
Procurada pelo Portal T1 Notícias, a diretora do Colégio Frederico, Luciana Gomes, informou que a documentação da aluna está pronta desde junho. “A Declaração de Conclusão do Ensino Médio, bem como o Histórico Escolar de Angelina estão disponíveis desde o mês de julho e ela não retirou”, contou.
A diretora argumentou que com estes documentos, Angelina poderia ter feito a matrícula sem problemas na UFT ou em qualquer outra universidade. “O que a aluna estava solicitando para o Colégio era o diploma de conclusão do curso. Isto ficou pronto no dia 8 de novembro, mas ela só retirou no dia 9”, argumentou a diretora.
De acordo com Luciana, quando um aluno solicita uma documentação urgente, como, por exemplo, nos casos que passam em vestibular, todos os esforços são feitos para que a documentação seja disponibilizada no menor tempo possível. “Nós damos prioridade para atendê-lo. Entendemos a importância de um curso superior na vida do aluno e do esforço que eles fazem para conseguir passar no vestibular”, afirmou a diretora, lembrando que o fato de alunos do Colégio passarem em vestibular de várias universidades demonstra o comprometimento e a qualidade do ensino na escola.
Comentários (0)