Caminhões-pipa iniciam distribuição de água a 27 municípios a partir de segunda

Ao todo, 60 caminhões estão sendo contratados e, conforme a necessidade de cada município, uma quantidade maior poderá ser destinada para atender a demanda.

Estratégia foi definida em reunião
Descrição: Estratégia foi definida em reunião Crédito: Ascom/ATS

A ação emergencial Operação Caminhão-pipa, que vai atender a região sudeste do Tocantins, começa a ser executada a partir da próxima segunda-feira, 3. As estratégias foram divulgadas pelo Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), na tarde de quarta-feira, 29, aos representantes dos 27 municípios daquela região, que ano após ano têm sofrido com a seca. A parceria para a contratação dos caminhões é feita com o governo federal e tem validade até 30 de novembro.

 

O encontro serviu também para que técnicos da ATS tirassem possíveis dúvidas dos representantes. Segundo Eder Fernandes, presidente da Agência, a ação foi pensada e planejada há alguns meses, devido ao histórico de estiagem no sudeste. O presidente acredita que cada morador beneficiado terá muito mais qualidade de vida com a operação, que três vezes por semana, vai entregar 300 litros de água por pessoa, independentemente da quantidade de membros em cada família.

 

Segundo levantamento da ATS, Paranã e Arraias, devido à grande extensão territorial de cada uma, são as mais prejudicadas com a seca no sudeste. “Vamos dar atendimento a todos os 27 municípios, procurando sanar esse sofrimento causado pela seca, levando água com os caminhões para as pessoas”, afirmou o presidente.

 

Ao todo, 60 caminhões estão sendo contratados e, conforme a necessidade de cada município, uma quantidade maior poderá ser destinada para atender a demanda. “Haverá município com até cinco caminhões à disposição”, contou Eder Fernandes. A agência explica que os moradores que ainda não têm as cisternas instaladas em suas propriedades, devem preparar utensílios de grande capacidade para armazenar a água.

 

Eder Fernandes afirmou ainda que, paralelamente à Operação Caminhão-pipa, técnicos da ATS continuarão com a instalação das cisternas. “Quando assumimos a gestão, havia pouco mais de 1.400 cisternas instaladas e hoje já temos mais de 3.500 unidades em pleno uso pelos moradores. Nossa meta é que, até ao final do ano, as 11.050 cisternas estejam instaladas”, frisou.

 

(Com informações da Ascom/ATS)

Comentários (0)