Caminhoneiros reclamam de condições no Pátio Multimodal em Luzimangues

Sindicato dos caminhoneiros diz que empresas não estariam cumprindo Lei da Estadia do Caminhoneiro e que os mesmos não estão recebendo valor previsto após 5 horas de espera. VLI não teria relação

Pátio Multimodal
Descrição: Pátio Multimodal Crédito: VLI

O Sindicato dos Caminhoneiros do Estado do Tocantins (SINDCAMTO), encaminhou uma nota à imprensa em que denúncia a precariedade do Pátio Multimodal da Ferrovia Norte-Sul, localizada em Luzimangues, distrito de Porto Nacional.

 

Segundo a nota do sindicato, os caminhoneiros que descarregam produtos no local, tem sofrido descaso. O presidente do Sindcamto, José Aparecido, disse que “o Modal não vem cumprindo a Lei da Estadia do Caminhoneiro. A lei prever o valor de R$ 1,38 a ser pago ao motorista autônomo por tonelada/hora a partir da quinta hora de espera”.

 

O presidente afirmou que os transportadores já trabalham no vermelho, em função de diversos fatores negativos à categoria. “Alem de tudo, gora se deparam com uma realidade de má fé do Modal de Luzimangues que não se preocupa em cumprir a legislação, causando sofrimento para a classe”, criticou.

 

Aparecido disse que irá ao pátio, acompanhado se possível do Ministério Público e da assessoria jurídica da entidade. “Vamos levar nossa assessoria jurídica até ao pátio para planejar ações que solucione a circunstância gravíssima por qual passam dezenas de caminhoneiros naquele modal”, argumentou o presidente.

 

Administradora dos Terminais

A VLI afirmou que é “responsável apenas pela estrutura e pela operação de transbordo das cargas dentro dos terminais” e esclareceu que “o pagamento de diárias referentes a estadias aos caminhoneiros é de responsabilidade das transportadoras”.

 

Confira a nota na íntegra:

 

Nota

A VLI, empresa que administra os Terminais Integradores Porto Nacional e Palmeirante, esclarece que não possui relação comercial com os caminhoneiros. A empresa é responsável apenas pela estrutura e pela operação de transbordo das cargas dentro dos terminais. O pagamento de diárias referentes a estadias aos caminhoneiros é de responsabilidade das transportadoras, empresas contratantes desses profissionais.

 

Em relação ao local onde os caminhões aguardam o agendamento para descarga, a VLI informa que se trata de um entreposto privado, cuja administração funciona de maneira independente à do terminal, mas que está tratando junto ao operador do entreposto as melhorias das condições para os caminhoneiros.

Comentários (0)