Campanha contra febre aftosa termina nesta sexta-feira

Previsão da ADAPEC é de que sejam vacinados em torno de 8,1 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos)...

Campanha termina nesta 6ª
Descrição: Campanha termina nesta 6ª Crédito: Lenito Abreu/ATN

Termina nesta sexta-feira, 31, a campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado. A previsão da Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC) é de que sejam vacinados em torno de 8,1 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos). Nesta primeira etapa devem ser vacinados todos os animais, independentes da faixa etária.

De acordo com o diretor de Sanidade e Inspeção Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires, até agora cerca de 60% do rebanho do estado foi imunizado. Mas ele ressalta que o balanço é apenas preliminar, uma vez que após a vacinação o criador tem 10 dias para declarar o lote das doses adquiridas e comprovar a imunização no sindicato rural do município ou escritório local da Adapec. “Este número representa os animais que foram vacinados e que os produtores já fizeram a comprovação da vacina. Nossa expectativa é vacinar 100% do rebanho.” 

Penalidades

O não cumprimento do calendário vacinal implica em multa de R$ 5,32 por cabeça não vacinada e de R$ 127,69 por propriedade. O produtor ainda fica impedido de emitir a GTA – Guia de Trânsito Animal.

A não vacinação do rebanho também pode ocasionar uma série de prejuízos, inclusive à economia do Estado, visto que ao ser constado um único caso da doença no Tocantins a cadeia produtiva da região pode sofrer embargos e prejuízos na exportação interna e para outros países.

(Colaborou Gilberto Aquino/ATN)

 

Comentários (0)