Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira, 27

Orientada pelo Ministério da Saúde, iniciativa segue até o dia 14 de junho e tem como população alvo as mais de 140 mil crianças do Tocantins. Na capital, a estimativa é de 18 mil crianças imunizadas

Crédito: Raiza Milhomem/Secom Palmas

Começa nesta segunda-feira, 27, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Orientada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa segue até o dia 14 de junho e tem como população alvo as mais de 140 mil crianças do Tocantins. Poderão ser imunizados, bebês menores de 12 meses e crianças de um a quatro anos de idade, 11 meses e 29 dias.

 

Segundo a gerente de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Diandra Sena, o foco principal da ação é reduzir os riscos de reintrodução do poliovírus no país. A servidora comentou ainda que desde 1994 o Brasil não possui casos confirmados da doença e isso se deve a boa parte dos bons índices de vacinação. "Aqui no Tocantins, nossa meta de imunização é de 95% em cima das nossas crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, onde o estado tem mais de 140 mil crianças para se vacinar nesta faixa etária", completou. 

 

O dia D da campanha foi definido para acontecer no dia 8 de junho e todos os municípios tocantinenses estão convidados a participarem. “Esta é a oportunidade para chamarmos a atenção dos pais e responsáveis para que assim possamos imunizar todos os pacientes que fazem parte do público-alvo”, reforçou o enfermeiro da Área Técnica da Imunização da SES-TO, Gustavo Henrique Mendes da Cruz.

 

Prefeitura de Palmas

 

Na capital, a imunizacão será das 8h às 18h em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). Para adquirir a dose, é necessário que os responsáveis levem as crianças com documentos de identificação e o cartão de vacinação. A vacina será obrigatória para todas as crianças de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias e que não tomaram o imunizante nos últimos 30 dias. Os bebês, entre recém-nascidos e aqueles que têm 11 meses e 29 dias, devem tomar apenas se estiverem com alguma dose atrasada. Vale lembrar que, no primeiro ano de vida, o imunizante é ofertado a cada dois meses, sendo a primeira administração feita no segundo mês completo da criança.

 

O imunizante é administrado em gotas (via oral). De acordo com a gerência da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), a expectativa é que na Capital sejam vacinadas cerca de 18 mil crianças.

 

Capacitação

 

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou uma capacitação direcionada aos servidores da sala de vacina e enfermeiros. A iniciativa atualizou esses profissionais sobre a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sobre a introdução da nova vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório Moderna. 

 

Casos

 

O Tocantins registrou entre os anos de 2020 a 2024, cinco casos suspeitos, mas nenhum teve a confirmação da doença. A nível estadual, nos quatro primeiros meses deste ano, a cobertura da poliomielite já alcançou 97,98%.

 

A poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode acarretar paralisia nos membros inferiores. Ela é causada pelo poliovírus e sua forma de contágio se dá pelo contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes, podendo provocar ou não paralisia. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Comentários (0)