A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross e a abertura do Campeonato Tocantinense fomentaram o esporte e a economia do Tocantins entre os dias 17 e 19 de maio. De acordo com a organização, aproximadamente 55 mil pessoas prestigiaram as provas nos três dias de competições, com a participação de pilotos de 12 países. O evento esportivo reuniu no Parque Sussuapara, na região norte de Palmas, competidores de todo o Brasil e também de Portugal, Espanha, França, Eslovênia, Peru, Equador, Chile, Argentina, Paraguai, México e Finlândia, além da participação das principais marcas nacionais do motociclismo. As competições nacional e estadual contaram com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju).
As disputas em Palmas são realizadas pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), em parceria com a Federação de Motociclismo do Tocantins (FMT). A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro recebeu competidores nas Classes MX 1, MX2, Mx3, MXF, MX2JR, Yz125, MXJR, 65CC e 50 CC.
Economia, solidariedade e sustentabilidade
“O tocantinense é apaixonado por motocross. Os três dias de evento foram de casa cheia, reunindo as famílias, as crianças e a juventude. Para Palmas e o Tocantins, receber eventos dessa grandeza é importante para desenvolver a modalidade, o lazer e a economia”, destacou o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha.
Além de desenvolver vários setores da economia, o Campeonato Brasileiro também fomentou a solidariedade. “Um evento esportivo desse tamanho, movimenta economicamente a cidade, com o setor de hotelaria, gastronômico e até mesmo, os postos de combustíveis, é uma movimentação muito além do normal. Além disso, traz o lazer para todos os públicos e as doações de 2 kg de alimentos, iremos destinar para o Rio Grande do Sul”, enfatizou o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Gustavo Jacob.
A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro também foi marcada pelo início de um projeto ambiental de reflorestamento das áreas próximas a pista do Parque Sussuapara. A ação social de sustentabilidade reuniu pilotos e representantes das equipes oficiais de motociclismo presentes no evento.
O Brasil em Palmas
A mineira Tata Castro, 17 anos, atualmente mora em São Paulo, e foi um dos destaques do evento realizado no Tocantins. “Vim para a etapa de Palmas e acabei vencendo graças a Deus e com muito sacrifício. Quero dedicar essa vitória a toda a minha equipe e agradecer o carinho de todos”, enfatizou a campeã da categoria MXF Feminina.
Jefferson Júnior veio do Pará para participar das disputas em Palmas. “Eu gostei muito dessa corrida. No Campeonato Tocantinense fiquei em primeiro e no Brasileiro fiquei em terceiro”, resumiu o atleta que coleciona três títulos de campeão paraense.
Comentários (0)