Candidatos à CNH estão impedidos de fazer provas teóricas no Estado há 20 dias

Os Centros de Formação foram descredenciados, o Detran-TO ainda não fez o recredenciamento, e as autoescolas estariam sem comunicação com o sistema para emitir certificados de conclusão dos cursos

Alunos estão sem poder fazer prova teórica
Descrição: Alunos estão sem poder fazer prova teórica Crédito: Foto: Divulgação

Os candidatos inscritos ao processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Tocantins estão há 20 dias sem poder fazer as provas escritas para passar às aulas práticas. Segundo informações dos proprietários de CFCs de Palmas, os Centros de Formação foram descredenciados, o Detran Tocantins ainda não fez o recredenciamento, e as autoescolas estariam sem  comunicação com o sistema e sem conseguir emitir os certificados de conclusão dos cursos teóricos e práticos. Outra informação é a de que as CNHs também não estariam sendo emitidas pelo Detran.

 

“Quando o Detran credencia um CFC aquele alvará vale por 12 meses. Isso venceu em 30 de abril, mas antes disso o Detran publicou uma portaria prorrogando todos os alvarás até outubro. Acontece que no sistema isso não aconteceu, por algum problema que o Detran teve, e com isso as empresas estão descredenciadas, sem ligação ao sistema", afirmou Helder Messias, proprietário da CFC Super Via e integrante do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (Sindcfc-TO). “De lá para cá o Detran tem tentado resolver o problema, mas até agora estamos sem solução”, aponta.

 

Ainda conforme Helder, os alunos fazem as aulas, mas não podem fazer as provas porque para isso é preciso que o sistema esteja interligado ao Denatran. “O CFC é interligado ao Detran, que é interligado ao sistema da base nacional, e esse processo está interrompido. Estamos em contato todo o tempo com o Detran, em busca de uma solução, e o órgão está atento à situação e tem tentando resolver o problema, mas enquanto isso os candidatos à CNH estão impedidos de adquirir o documento”, diz Helder.

 

O Detran-TO afirmou, por meio de nota, que “por inconsistências dos dados cadastrais dos profissionais dos CFCs, entre a base local e a nacional, que anteriormente não existia nacionalmente, apresentou-se problemas na geração e homologação dos certificados dos cursos teóricos e práticos”. 

 

Ainda segundo o órgão, “em virtude disso, as provas práticas, que também dependem do sistema, estão sendo agendadas e aplicadas manualmente. Já no caso das provas teóricas, essa possibilidade não existe, pois as provas são geradas individualmente para cada candidato, via sistema. Atualmente essas inconsistências foram reduzidas a 10% dos profissionais”.

 

O Detran afirmou ainda que os técnicos estão trabalhando no sistema para que o problema seja solucionado o mais rápido possível. “A expectativa é de que até a tarde desta terça-feira, 17, todo o processo esteja normalizado”.

Comentários (0)