Caravana Federativa no Tocantins começa dia 09 e terá a presença de ministros

Evento busca promover maior engajamento institucional entre os entes federados e estabelecer a cooperação de ações

Sup. do Patrimônio da União no TO e gestor federal, Edy César
Descrição: Sup. do Patrimônio da União no TO e gestor federal, Edy César Crédito: Divulgação

O Tocantins sedia nos dias 09, 10 e 11 de novembro a 4ª edição da Caravana Federativa do Governo Federal. O objetivo da ação é promover maior engajamento institucional entre os governos federal, estadual e municipal e estabelecer a cooperação de ações, além de um canal permanente de comunicação entre os entes federados.

 

As atividades da Caravana Federativa vão ocorrer no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, e deve contar com a presença de Ministros de Estado, entre os quais já confirmado Alexandre Padilha do Ministério das Relações Institucionais.

 

O ministro chega em Palmas no dia 10 e permanece até o dia 11. Na oportunidade, ele manterá reuniões com autoridades estaduais e municipais e movimentos sociais. A presença de outros ministros ainda será confirmada pela organização do evento, que é coordenado pelo secretário nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano.

 

A programação da Caravana está sendo alinhada entre o Governo Federal e do Estado do Tocantins, com a Prefeitura de Palmas tendo se colocado à disposição. O evento contará com palestras, oficinas, disponibilização de serviços e atendimento técnico de várias instituições. Cerca de 24 ministérios já confirmaram participação na Caravana Federativa do Tocantins, além de instituições financeiras como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia (Basa). Também confirmada a presença do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e dos Correios.

 

Gestor federal, o superintendente do Patrimônio da União no estado, Edy César, avalia que a Caravana é um grande instrumento de políticas públicas, voltada para aproximar os entres federativos (União, estado do Tocantins e municípios) e fazer uma real integração entre os governos.

 

Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também já garantiu sua presença. Durante o evento, os técnicos do IBGE terão a oportunidade de dar visibilidade às pesquisas e ações do Instituto, além de oferecer atendimento às 139 prefeituras do estado. No estande do Instituto, os prefeitos, assessores, secretários e demais participantes poderão tirar dúvidas sobre os produtos do Instituto, conhecer as bases de dados e os canais de informação, bem como conferir os resultados do Censo Demográfico 2022 e demais pesquisas. Os visitantes ganharão sacolas com blocos, canetas, mapas, calendário e folders/informativos institucionais.

 

Caravanas

Com o tema: “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, em agosto, Salvador (BA) foi a primeira Capital a receber a iniciativa. Em setembro, foi a vez do Rio de Janeiro (RJ) e, em outubro, Porto Alegre (RS) teve a oportunidade de sediar o evento. Em 2023, a previsão é de que ainda sejam realizadas as Caravanas em Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).

 

Programação Simplificada

Primeiro dia (09 de novembro)

 

09h30 às 18h – Atendimento

 

10h – Solenidade de abertura com a presença de ministros e outras autoridades

 

15h às 16h – Painel da Caixa Econômica: Soluções Caixa para Estados e Municípios com foco no Novo PAC e Minha Casa Minha Vida.

 

Segundo dia (10 de novembro)

 

 09h30 às 13h - Atendimento

 

10h às 11h - Segundo painel (a ser definido)

 

13h – Solenidade de Encerramento e conclusão das atividades de atendimento

Comentários (0)