Carlesse aproveita reunião com Bolsonaro para defender criação da Transbananal

Segundo o governador, novo modal de transporte beneficiaria a produção agrícola, com melhor escoamento da safra, além de maior acesso turístico, tanto do Tocantins como do Mato Grosso.

Encontro de governadores, em Brasília.
Descrição: Encontro de governadores, em Brasília. Crédito: Marcos Corrêa - Presidência da República - Divulgação

Em encontro de governadores da Amazônia Legal com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), na manhã desta terça-feira, 27, em Brasília (DF), o governador Mauro Carlesse (DEM) defendeu a criação da Rodovia Transbananal, com a construção de um trecho da TO-500, dentro da Ilha do Bananal. Segundo Carlesse, o novo modal de transporte beneficiaria, prioritariamente, a produção agrícola, com melhor escoamento da safra, além de maior acesso turístico, tanto do Tocantins como do Mato Grosso.

 

Desta vez, a demanda foi feita diretamente a Jair Bolsonaro, diante dos governadores presentes e, aparentemente, o presidente teria ficado convencido da defesa de Carlesse.

 

O governador tocantinense contou que o Estado possui algumas reservas indígenas, a exemplo da Ilha do Bananal, uma área extensa e altamente produtiva, mas que não produz, ocupada por índios. “Temos seis APAS (áreas de proteção ambiental), além de uma reserva federal e outra estadual que ocupam 45% do Tocantins. Além disso, temos algumas áreas com 35% de reserva e outras com 80%. Na verdade, conseguimos liberar para o produtor apenas 17%, que é muito pouco no centro do Brasil de áreas totalmente produtivas”, embasou.

 

Para o governador do Tocantins, isso leva o Estado a um atraso. “Não produzimos nada (nestas áreas), pois indígenas não produzem. Estão matando os índios, isso é a verdade, pois são áreas totalmente precárias. Não adianta ter milhões e milhões de terras, onde esse povo está morrendo por falta de assistência”, argumentou, referindo-se ao isolamento da região, que seria beneficiada com a Transbananal.

 

Ainda na argumentação de defesa da Rodovia, Carlesse disse que todos os governadores devem buscar desenvolvimento por seus estados, respeitando o meio ambiente, mas respeitando também a população, que está passando por necessidade, precisando crescer desenvolver e comer. “Essa é a nossa realidade. Tudo que o governo federal puder fazer para nos ajudar, dando nos apoio”, apelou.

 

Como o Tocantins faz divisa com o Mato Grosso, o governador daquele estado, Mauro Mendes articula com Carlesse a criação via decreto presidencial da Transbananal.

 

Ambos os estados pleiteiam a construção do trecho na TO-500, no perímetro de estrada que já se encontra aberto. “Com isso, economizaríamos cerca de 1.000 km, saindo do Mato Grosso e chegando à Ferrovia Norte-Sul, em Gurupi, num trajeto que daria 180 km. Imagina o quanto vamos ganhar em competitividade. Isso dará impulso não só ao Tocantins, mas ao Mato Grosso e ao Brasil", pontuou Carlesse.

 

Ambos os estados trabalham em conjunto nos estudos ambientais e projetos, preparando-se para avançar em enfrentar as questões ambientais. No Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado em Palmas no começo deste mês no Palácio Araguaia, Mauro Mendes defendeu a TO-500. “Unirá os estados, que hoje estão separados quase mil quilômetros. Essa estrada ajuda o desenvolvimento e a geração de empregos, pois vai atrair mais produtores e investidores para as duas regiões”.

Comentários (0)