Carlesse assina acordo para impulsionar o crescimento da mineração no Estado

A parceria tem o objetivo impulsionar o minério do Estado, dando destaque à atividade em panorama nacional.

Crédito: Thiago Douglas/ T1 Notícias

Ocorreu na tarde desta quarta-feira 28, no auditório do Palácio Araguaia, a assinatura do acordo entre Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto). O termo objetiva impulsionar a atividade de extração mineral para possibilitar o crescimento das instituições envolvidas no setor e, como consequência, o crescimento econômico e desenvolvimento social, para colocar o Tocantins em posição de destaque no cenário de mineração nacional.

 

Em seu discurso, o governador Mauro Carlesse (PSL) reforçou a importância da parceria público-privada para o destaque do Estado no crescimento do setor da mineração. “Nós temos que transformar esse estado e industrializar, fazer com que os nossos homens, pais de familia tenham oportunidade de trabalho. E essas parcerias que a gente tem feito que vai dar esse resultado imediato, e se Deus quiser em um futuro muito promissor”, destacou. 

 

Carlesse também comentou sobre os próximos passos da iniciativa público-privada e a geração de empregos. “O Tocantins está dando mais um passo a frente, são 150 empresas que imediatamente já irão estar tendo oportunidade delas iniciarem seus trabalhos dentro do Estado do Tocantins. Você imagina o quanto de emprego isso vai gerar”, considerou.

 

“Nós temos que respeitar o meio ambiente para dar oportunidade de explorar nossas riquezas e fazer com que esse Estado cresça e se desenvolva cada vez mais. É isso que a gente precisa, dar oportunidade às pessoas que hoje estão sofrendo, principalmente com a pandemia, e estão desempregadas, precisando ter oportunidades de trabalho”, finalizou.

 

No Tocantins, a atividade de mineração está em expansão. Atualmente, 105 municípios possuem algum tipo de atividade de exploração de minérios e, de acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), o Estado possui 18 substâncias minerais em extração, sendo as principais Calcário, Fosfato, Minério de Ouro e Dolomito.

 

Na ocasião, também ocorreu a abertura da exposição “Riquezas Minerais do Tocantins”.

Comentários (0)