Carlesse já recontratou 65% dos comissionados que demitiu para ajustar folha

Desde o início desse mês, Mauro Carlesse nomeou em média 30 pessoas por dia. Recontratações correspondem a 65% do total do número de exonerados.

Governo interino nomeou 787 servidores em 40 dias de gestão e após Ajusto
Descrição: Governo interino nomeou 787 servidores em 40 dias de gestão e após Ajusto Crédito: Imagem da web

Logo após assumir interinamente o Governo do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), decretou a instalação do Programa de Ajuste Fiscal e Adequação Econômica (Ajusto), que exonerou cerca de 3 mil servidores do Estado, entre contratados e comissionados. A justificativa de instalação do Ajusto estaria pautada na adequação da folha de pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

Passados 40 dias desde a instalação do Ajusto, em 20 de abril desse ano, Carlesse exonerou, de acordo com as publicações do Diário Oficial do Estado (DOE), 1.207 nomeados. Em contrapartida, neste mesmo tempo, 40 dias, o governo interino nomeou 787 servidores.

 

Em abril, o secretário chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal, explicou que a gestão seguiria o panorama imposto pela Lei de Responsabilidade e disse em nota que “pelo decreto de custeio e pessoal, devido ao limite extrapolado de 49%, que é o permitido com despesas de pessoal, o Estado precisa fazer uma redução de R$ 36 milhões na folha para pode se readequar. Atualmente, este índice estava em 54,49%”.

 

Em números, o governo interino exonerou 1207 servidores e nomeou outros 787 no mesmo período de tempo. A quantidade de nomeações corresponde ao percentual de 65% do número de exonerados. As nomeações e exonerações avaliadas contemplam as  publicações do DOE de 19 de abril até 28 de maio. Desde o início desse mês, Mauro Carlesse nomeou em média 30 pessoas por dia.

Comentários (0)