Carreta Roda-Hans inicia atendimentos preventivos da hanseníase em Araguaína na 2ª

Objetivo é conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, principais sinais e sintomas, mecanismo de transmissão, além de ofertar atendimento para assegurar o diagnóstico precoce e tratamento

Crédito: Divulgação SES/TO

Os atendimentos do projeto Roda-Hans começam a ser oferecidos à população de Araguaína, Norte do Tocantins, na segunda-feira, 21. A carreta ficará estacionada até o dia 26 de agosto, na Rua Colinas nº 16, no setor Vila Norte, das 8 às 17 horas. O objetivo é conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, principais sinais e sintomas, mecanismo de transmissão, além de ofertar atendimento para assegurar o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento e prevenir as incapacidades. O projeto é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO) com o Ministério da Saúde (MS). Durante a estadia do Roda-Hans, será oferecida  capacitação teórica, na sede do Conselho Municipal da Saúde, localizado na Rua 1º de Janeiro, nº 1584.

 

Neste sábado, 19, a carreta Roda-Hans encontra-se em Augustinópolis, onde está desde o dia 14. Depois de Araguaína, dentre os dias 28 de agosto e 02 de setembro, os atendimentos serão levados para Colinas do Tocantins. 

 

A hanseníase é uma doença transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, que atinge a pele e os nervos das extremidades do corpo, sobretudo olhos, mãos e pés. A transmissão ocorre através do contato com gotículas de saliva de quem ainda não iniciou o tratamento. Essas gotículas são transmitidas através da fala, tosse ou espirro.

 

A SES-TO recomenda que o atendimento deve ser buscado quando a pessoa apresenta no corpo alguma mancha suspeita; e/ou esteve em contato com quem teve a doença, e apresente sintomas da doença. O atendimento será efetuado mediante agendamento feito com o agente de saúde da localidade onde a pessoa morar.  

 

Serviços

 

Segundo a gerente de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Renata Braga, os serviços oferecidos são realizados por profissionais da saúde da rede estadual, em conjunto com um especialista de referência do Ministério da Saúde, para o diagnóstico da hanseníase. Durante a ação, serão ofertadas consultas dermatológicas, além de orientações sobre os sinais que merecem atenção.



A diretora da Atenção Primária, da SES-TO, Thalyta Mayane Fernandes, recomenda às pessoas que tenham sintomas da hanseníase que compareçam a ação para fazer o exame de detecção. “As pessoas com febre alta, dor no trajeto dos nervos, lesões da pele como placas ou nódulos e dormência devem comparecer ao local onde estará a carreta do Roda-Hans”.

 “A identificação e tratamento da hanseníase são essenciais para assegurar qualidade de vida aos pacientes, pois o diagnóstico precoce garante a eficácia do tratamento, evitando incapacidades permanentes”, salientou o gerente de regulação consultas e exames da SES-TO, Bento Ribeiro Ferreira.

 

O que: Carreta Roda-Hans

Onde: Araguaína

Quando: de 21 a 26 de agosto

Horário: 8h às 17h

 

 

Comentários (0)