Para assegurar economia aos cofres públicos e prevenir irregularidades nas contratações de shows, serviços e outras festividades voltadas ao período do Carnaval, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) lançou a cartilha TCE de Olho no Carnaval. Destinada a gestores públicos, especialmente prefeitas e prefeitos, o documento orienta sobre a importância do cumprimento da legislação para que sejam evitados erros na execução deste tipo de despesa.
A cartilha já está disponível para todos os interessados no site do Tribunal, em www.tceto.tc.br. O material, ilustrado com a temática do Carnaval, está no formato PDF, podendo ser baixado para computadores, laptops, smartphones e tablets.
No entendimento do O TCE-TO, o Carnaval e outras festividades são momentos de celebração, cultura e fortalecimento da identidade tocantinense. Contudo, conforme expressado na cartilha, "a execução desses eventos com recursos públicos exige planejamento e organização para garantir eficiência, transparência e alinhamento aos princípios da gestão pública".
Com a disponibilização da cartilha, o TCE afirma que reforça seu compromisso com a efetividade e a qualidade das políticas públicas, além de alertar os gestores sobre as peculiaridades dessas contratações. O objetivo é assegurar que os processos sejam conduzidos com legalidade, transparência e eficiência.
Como órgão fiscalizador, o TCE reconhece que as contratações públicas em períodos de Carnaval e outras festividades apresentam desafios e oportunidades únicas. No entanto, seguindo as orientações técnicas e as boas práticas apresentadas na cartilha, os gestores públicos poderão minimizar problemas e otimizar a eficiência, a transparência e a legalidade dos processos, resultando em serviços e eventos de qualidade para a população.
Comentários (0)