Acolher crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco. Este é o objetivo da Casa “Menina dos Olhos de Deus” que será inaugurada nesta quinta-fera, 20, ás 19h30, na 207 sul, QI.06, alameda 09, lote 02. O projeto que pretende acolher 16 crianças será coordenada pela Igreja Nova Aliança.
De acordo com a assessora do projeto, Ana Lúcia Costa, através da iniciativa a Igreja vai colaborar diretamente com o poder público e sociedade. “Iremos acolher meninas de 0 a 18 anos que serão encaminhadas a nossa casa através de demandas passadas pelos conselhos e juizados infantil. A casa funcionará como um Lar e será conduzida por um casal vindo de Trindade- Goiás que será os “pais sociais” dessas crianças”, informou.
Ana Lúcia explicou também que a casa já está toda preparada para acolher as meninas. “A casa já esta toda mobilhada e decorada e tudo isto foi possível graça a ajuda de membros da igreja e empresários. Mas como a casa não tem somente esta característica espiritual, mas também social estas meninas terão que passar por um acompanhamento de um psicólogo e assistente social, por isto pedimos que aqueles que se interessarem pela nossa causa, possam também nos ajudar a manter a casa”, pontuou.
A assessora destacou ainda que o projeto já existe em outros lugares.” O projeto nasceu no Nepal na índia. Hoje só no Brasil existem 17 casas abertas para o acolhimento desses menores, e mais de 100 crianças acolhidas. Outras 10 casas estão em processo de abertura ainda este ano, finalizou.
Histórico do Projeto
A casa “Menina dos Olhos de Deus” começou a ser implantada no Nepal, país onde a concentração de casos de meninas vendidas pela própria família é alarmante. Nesse país a cultura do “dote” e a preferência por filhos e não por filhas fazem com que meninas sejam vendidas a partir dos seis anos de idade para o comercio sexual.
Estatísticas falam de 12 mil crianças traficadas a cada ano no Nepal, principalmente para a prostituição na vizinha Índia. Há relatos desumanos de garotas que recebem muitos clientes num mesmo dia, para assim receber um prato básico de comida.
O Nepal hoje conta com seis casas de acolhimento e cerca de 1300 crianças beneficiadas. Além do Nepal, foram abertas duas casas no Camboja, que acolhem 40 crianças; o projeto ainda beneficia 460 crianças na Índia, 180 no Afeganistão, 40 em Moçambique, 100 em Guiné-Bissau, 125 no Sudão, 30 no Quênia (crianças órfãs provenientes do Sudão) e no Haiti.
Comentários (0)